Publicado em 06/10/2021


Tema: Funções Essenciais do CTF – Evitando Problemas: Uma Abordagem em Escala para um Sistema de Gestão de Risco Ambiental e Social (ESMS) para o uso dos Fundos Fiduciários para a Conservação
Hora: 16:00-17:00 (Hora de Moçambique)
Dia: Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021
Painelista: Kathy Mikitin

Função: Autora

Kathy Mikitin foi a principal autora do documento Issues and Options, que em 1994 lançou o conceito de Fundos Fiduciários para a Conservação como instituições criadas para apoiar sustentabilidade financeira para a conservação da biodiversidade. Ela é também co-autora dos primeiros Padrões de Práticas originais para os Fundos Fiduciários para a Conservação que foram emitidas em 2014. Durante a careira de 30 anos no Banco Mundial, ela desenhou projectos de desenvolvimento nos sectores de educação, transportes, energia e do meio ambiente, e contribuiu para o lançamento do Fundo Global para o Ambiente. Ela influenciou mudanças dentro do Banco Mundial através do desenvolvimento de políticas e procedimentos para integrar operações do GEF nos projectos Bancários e, como membro do Departamento de Auditoria Interna, fazendo uma revisão do vasto portfólio bancários para as doações provenientes de fundos fiduciários.  Depois de deixar o Banco, Kathy conseguiu retornar ao que mais lhe apaixona: promover e apoiar Fundos Fiduciários para a Conservação.

Nos últimos 12 anos, Kathy trabalhou com mais de vinte CTFs em África, Ásia, América Latina e as Caraibas. Ela tem dado assistência aos Conselhos de Fundos Ambientais muito maduros e novos, para melhorar seus documentos de governação, organizar para eficiência e eficácia, adoptar normas de governação e melhores práticas para operar de forma competente e em conformidade com as leis e regulamentos internos. Isto foi feito através de sessões de partilha de conhecimento, autoavaliação os conselhos, avaliações institucionais, estudos tranversais e trabalhos com doadores e comités de projectos nacionais para chegar a estruturas de governação legalmente sólidas e nacionalmente apropriadas. Kathy trabalhou também com directores e gestores de Fundos Fiduciários para a Conservação de nível médio, para implementar as ferramentas de gestão necessárias para serem executores eficazes as decisões estratégicas e operacionais do seu Conselho.