Publicado em 05/10/2021


Tema: Promovendo a conservação da biodiversidade no Parque Nacional de Gorongosa.

Hora: 12:45-13:00 (Hora de Moçambique)

Dia: Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021

Painelista: Larissa Sousa

Função: Directora Associada de Comunicações no Parque Nacional de Gorongosa.

Larissa Sousa, de 30 anos de idade, trabalha no Parque Nacional de Gorongosa. Nos últimos 4 anos ela teve a honra de fazer parte deste projecto integrado para ajudar a mudar a vida de muitas mulheres e raparigas na zona de tampão, assim como elevar a consciencialização sobre a conservação no geral. Isso está sendo feito através da implementação de programas pós-escolares tais como Clubes de Raparigas, e trabalhando com raparigas entre os 10-16 anos de idade nas comunidades, com o objectivo de mante-las nas escolas, evitando casamentos prematuros e melhorando as suas habilidades para assegurar que elas tenham as ferramentas que precisam para enfrentar o mundo.

Recentemente juntou-se à equipe de Comunicações e está muito feliz em poder continuar a contribuir para o empoderamento da mulher, dando-lhe voz através desta forma. Ela é muito apaixonada pelo trabalho que faz tanto no desenvolvimento humano como nas comunicações, para a conservação deste belo Parque Nacional e do país.

Ela é muito sortuda por ter um conhecimento académico excelente e diverso, o que levou-lhe aonde se encontra hoje. Ela é formada em Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de África no Zimbabwe, e em Gestão e Controlo de Negócios Internacionais (Finlândia e Alemanha). Ela fez o ensino secundário no currículo Cambridge em Moçambique.

Antes de se juntar ao Parque, ela trabalhou em vários lugares com destaque para Daimler-Benz, como a pessoa de contacto para o PLS (Sistema de Aprendizagem de Produção) na Alemanha e no Brasil (1 ano). Em Moçambique trabalhou como Gestora de Localização numa empresa americana de desminagem chamada HALO Trust (2 anos), e como Administradora de uma escola em Njerenje – Chimoio (2 anos).

Ela acredita que estamos muito abençoados por tudo o que o mundo tem para oferecer, mas nem todos têm a mesma oportunidade e, é aí onde cada um de nós pode desempenhar um papel. Agora, mais do que nunca, temos que trabalhar juntos como um, para buscar soluções para os problemas que continuamente surgem sobre as mudanças climáticas.