Publicado em 14/12/2020


Parque Nacional de Zinave reestrutura associação comunitária da zona tampão

Denominada Vuka Zinave (AVZ), a associação foi criada em 2009 mas paralisou as suas actividades em 2012. Em 2017 o sector comunitário do Parque Nacional de Zinave (PNZ) iniciou com o processo de revitalização da associação, que motivou a sua reestruturação num encontro que decorreu durante dois dias nos finais do mês de Novembro de 2020.

O evento visava apresentar os membros da associação, formar a sua estrutura de gestão e definir tarefas de cada membro. Durante o encontro, foram apresentados vários temas, dentre eles o tema sobre o “Fluxo de Informação na AVZ” apresentado pela estagiária do PLCM Maria Rangel, integrada no departamento comunitário do PNZ.

Durante a apresentação, Maria Rangel explicou como deve fluir a informação sobre as actividades desenvolvidas pela associação, bem como o papel do parque como coordenador das actividades na associação e nas comunidades e o papel dos membros da associação no exercício das suas actividades.

Com a reestruturação da associação, o parque passa a contar novamente com o apoio da comunidade na gestão sustentável dos recursos naturais. O sector comunitário tem o desafio de manter a associação activa e como estagiária integrada no sector poderei colaborar para a concretização desse objectivo, apoiando na criação de programas para dinamizar as actividades da associação”, acrescentou Maria Rangel

De referir que a associação Vuka Zinave foi criada com objectivo de apoiar o desenvolvimento da vida das comunidades que vivem na zona tampão do parque, com enfoque na valorização, preservação, divulgação e uso sustentável dos recursos florestais e faunísticos do parque.