Publicado em 18/12/2020


Passados 8 anos após a sua criação, Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas - APAIPS celebra aniversário num evento de sensibilização ambiental

Realizou-se no passado dia 12 de Dezembro de 2020, no distrito de Angoche, na província de Nampula, a cerimónia de celebração pelo 8º aniversário da Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas – APAIPS, gerida pela ANAC.

O evento foi celebrado pela primeira vez na historia da APAIPS, e foi marcado por várias actividades de sensibilização ambiental, com destaque para limpeza de praias, palestras sobre a protecção da Área de Conservação, projecção de vídeos sobre a biodiversidade local, entre outras actividades. A efeméride foi patrocinada pela BIOFUND, através dos rendimentos anuais do fundo de endowment doados (especificamente para apoio à APAIPS) pela Conservation International (CI) e pela WWF Moçambique.

A cerimónia contou com cerca de 50 participantes, entre eles membros do governo local, representantes das comunidades locais, parceiros da área de conservação e outros.

Na ocasião, houve uma cerimónia adicional de entrega de diversos materiais de higiene às comunidades locais, para a prevenção contra a COVID 19. Um outro momento marcante a destacar, foi a inauguração de um painel informativo sobre a APAIPS, que vai ajudar na divulgação da importância das espécies protegidas.

Composta por uma rica biodiversidade marinha, com destaque para recifes de corais, mangais e tartarugas marinhas, a APAIPS é também beneficiária do Programa PROMOVE Biodiversidade financiado pela União Europeia e gerido pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND.