Publicado em 08/12/2021


PLCM apresenta oportunidades de capacitação a jovens na província da Zambézia e Sofala

O Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM) realizou de  11  a 18 de Novembro do ano corrente, sessões de apresentação de oportunidades de estágios pré-profissionais, subvenções de pesquisas e bolsas de estudo para o ano de 2022.

As sessões tiveram lugar nas Universidade Católica de Moçambique, UniLicungo, UniZambeze e Universidade Politécnica e Universidade Eduardo Mondlane, nas cidades de Quelimane e da Beira, na província da Zambézia e Sofala respectivamente.

Os encontros contaram com a participação de um total de 350 pessoas entre estudantes e corpo directivo das Universidades.

O reitor da Universidade UniLicungo, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, fez saber que a conservação da biodiversidade, consta na matriz das prioridades da Universidade e reconheceu que o PLCM vai permitir a busca de soluções cientificas para a proteção dos recursos naturais  através dos jovens estudantes quer seja, por estágios profissionais ou bolsas de estudo.

Por outro lado, o Director da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Católica de Moçambique em Quelimane, Prof. Doutor Lino Samuel, desafiou o corpo de docentes e estudantes a se dedicarem a uma formação de qualidade de modo que possam beneficiar-se das oportunidades oferecidas pelo PLCM.

Para os jovens estudantes, estas oportunidades do PLCM chegam numa boa altura pois como finalistas têm necessidade de dar seguimento a todo o aprendizado adquirido na sala de aulas.

Estou muito feliz por saber que existe um horizonte muito grande de profissões para o sector de conservação. Eu sou recém formado em Direito e vou aplicar para estas oportunidades disponíveis” – Disse Mário Nduna, estudante da Universidade Católica.

Estou muito empolgada em saber que as oportunidades do PLCM são uma vantagem para nós  jovens, que queremos desenvolver as nossas carreiras profissionais, com a possibilidade de demonstrar o nosso talento’’ – Frisou Elisabete Madeira, estudante da UniLicungo

O PLCM é uma iniciativa única, que visa reforçar não só a capacidade e habilidades dos profissionais do Sistema Nacional das Áreas de Conservação (SNAC), bem como motivar novos profissionais para abraçar a conservação e moldar o perfil dos futuros líderes de conservação em Moçambique, implementada pela Fundação para a Conservação de Moçambique (BIOFUND).

Para mais informações sobre o PLCM acesse o link