A BIOFUND em parceria com a Wildlife Conservation Society
(WCS) através do Programa COMBO+ desde 2016 vem
promovendo várias formações em Avaliação de impacto
ambiental e hierarquia de mitigação para técnicos do Governo,
sector privado, ONGs, academia e membros das comissões
técnicas de avaliação de impacto ambiental a nível nacional.
O principal objectivo destas formações é dotar os vários
intervenientes do processo de avaliação de impacto ambiental
de ferramentas e melhores práticas internacionais de ecologia
e biodiversidade, aplicação da legislação nacional e
implementação adequada da hierarquia de mitigação.

Na presente página estão dispostos vários materiais de
formação desenvolvidos pela equipa do Programa COMBO+ (WCS,
Biotope e Forest Trends) em colaboração com a BIOFUND.
O presente programa de treinamento foi composto por 21
Módulos de Formação em Avaliação de impacto ambiental e
hierarquia de mitigação, ressaltando os principais aspectos
sobre o enquadramento legal da avaliação de impacto
ecológico, processo de categorização de projectos de
desenvolvimento, introdução à hierarquia de mitigação e
orientações para a criação de licenças ambientais
padronizadas seguindo as melhores práticas internacionais. O
conteúdo do treino está disponível em português e inglês.

O curso resulta na aplicação dos conceitos de Nenhuma Perda Líquida e contrabalanços de biodiversidade através da aplicação de metas específicas e mensuráveis dos resultados de conservação alcançados permite que os governos e investidores tomem em consideração a biodiversidade quando promovem projectos de desenvolvimento contribuindo desta forma para a manutenção dos ecossistemas e seus serviços, os quais são fundamentais para o bem-estar e sobrevivência da espécie humana.

Os principais tópicos abordados no curso são: Biodiversidade e serviços de ecossistemas; Desenvolvimento sustentável; Hierarquia de mitigação; Nenhuma perda líquida/ ganho líquido; Papel das partes interessadas e conceitos chave de mitigação e contrabalanços de biodiversidade.

Este programa de treinamento é destinado aos técnicos do governo, sociedade civil, sector privado e academia com interesse em aprender sobre avaliação de impacto ambiental e hierarquia de mitigação de impactos ambientais.

Auxiliar a identificação, análise e introdução de políticas apropriadas para incentivar o investimento em projectos de desenvolvimento que resultem em Nenhuma perda líquida ou Ganho líquido de biodiversidade;

Construir capacidade nacional e regional, compartilhando as lições aprendidas das experiências da aplicação da Hierarquia de Mitigação em África e a nível global.

Conhecer melhor a hierarquia de mitigação de impactos, incluindo os passos de evitar, reduzir, restaurar e compensar os impactos à biodiversidade e aos ecossistemas, a fim de alcançar “nenhuma perda líquida” ou um “ganho líquido” da biodiversidade.

Explorar o potencial da última etapa da hierarquia de mitigação (ou contrabalanços) para gerar fundos adicionais substanciais para a conservação da biodiversidade.

Esta iniciativa faz parte do esforço o projecto COMBO em parceria com a BIOFUND para desenvolver a capacidade nacional sobre Avaliação de Impacto Ecológico, aplicação da Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade através de treinamentos e partilha de lições aprendidas em África e no mundo sobre as melhores práticas em Avaliação de Impacto Ambiental, Nenhuma Perda Líquida, Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade.

Módulos de Formação

Para iniciar o curso (Avaliação de Impacto Ambiental e Hierarquia de Mitigação), faça o seu registo por email carregando em “Registar”.
O curso tem o total de 20 módulos e o respectivo questionário de avaliação no final de cada módulo.

Depois de responder ao questionário clique em avançar, para passar à próxima questão ou voltar, para responder novamente à questão. Após responder às questões irá visualizar a sua pontuação.

Se atingir o cumulativo de 49 pontos de um total de 70 pontos, poderá baixar automaticamente o seu Certificado de participação do Curso de Avaliação de Impacto Ambiental e Hierarquia de Mitigação e explorar novas oportunidades profissionais, com mais conhecimento sobre as ferramentas para avaliar os impactos no meio ambiente.

O curso pode ser feito a qualquer momento e de forma faseada sem precisar de repetir as questões já respondidas. Ou seja, as suas respostas ficam sempre gravadas e pode continuar o curso a partir de onde fez a pausa. Após finalizar todos os módulos e questionários, pode também repetir o curso quantas vezes julgar necessário.

De modo a melhorar o processo de aprendizagem, após concluir o curso, dê a sua pontuação e deixe o seu comentário sobre o curso.

Avaliações dos Participantes

NAN
0 Comentários
5
4
3
2
1

Avaliações

0 Comentários

Sem comentários