Actualizado a 18/02/2019


Fórum "Conservação como Pilar do Desenvolvimento"

Com apoio dos seus parceiros internacionais e, pela primeira vez, patrocínios locais, a BIOFUND organizou, o evento do seu lançamento público de cujo programa se sublinham a sessão solene, presidida pelo Chefe de Estado, e o fórum internacional “Conservação como Pilar do Desenvolvimento”, com importantes comunicações sobre a temática da conservação e sobre o que poderá ser o papel da BIOFUND no contexto moçambicano.

O lançamento público da BIOFUND ocorreu no dia 10 de Junho de 2015, nas instalações da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, com a presença do Chefe de Estado e diversas personalidades, entre membros do Governo, diplomatas, activistas e especialistas em matérias ligadas à conservação (nacionais e estrangeiros), ONG’s, membros da Academia e estudantes. O Presidente Filipe Jacinto Nyusi reiterou no seu discurso o seu compromisso e o do seu Governo em fazer da conservação e protecção da biodiversidade uma prioridade em Moçambique e apoiar a BIOFUND. O evento teve grande cobertura dos media nacionais e foi divulgado nas redes de comunicação de organizações internacionais ligadas à conservação de biodiversidade.

A BIOFUND compilou informação áudio visual gentilmente cedida por vários parceiros para fazer um documentário chamado “A nossa biodiversidade” que foi divulgado neste evento.

Fórum "Conservação como Pilar do Desenvolvimento"

O programa de lançamento continuou no dia 11 de Junho com a realização de um fórum intitulado “Conservação como Pilar de Desenvolvimento”, que cobriu 4 temas:

  1. Biodiversidade e Desenvolvimento,
  2. Biodiversidade e os Negócios,
  3. O Papel dos Fundos Fiduciários de Conservação e
  4. Caminhos para o futuro.

A apresentação de cada tema foi feita por panelistas especialistas de cada área (foram convidados especialmente para este evento, 14 palestrantes internacionais e 8 nacionais).Neste fórum foi debatido o contributo da conservação em geral e o sistema das áreas de conservação de maneira particular para o melhoramento do bem estar e subsistência das comunidades, para a provisão de bens e serviços ambientais essenciais e para um desenvolvimento sócio-economico robusto e sustentável do país. Os debates tiveram grande participação do público (composto por especialistas e académicos de diversas áreas relacionadas com a biodiversidade, assim como jovens estudantes universitários e recém graduados).

Exposição “Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade”

Notícias