Publicado em 28/03/2024


Reserva Nacional de Pomene estabelece clubes ambientais em escolas locais através do programa de conservação da biodiversidade

A Reserva Nacional de Pomene (RNP), localizada no distrito de Massinga, província de Inhambane, estabeleceu recentemente 2 (dois) clubes ambientais, através do Programa de Conservação da Biodiversidade, financiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (SIDA). Estes clubes estão localizados nas Escolas Primárias do 1º e 2º Grau de Muchungo e Ngomalume, nas comunidades de Muchungo e Minerva, zona tampão da Reserva.

A introdução da educação ambiental nessas escolas tem como principal objectivo incentivar a participação da comunidade escolar (alunos e professores) em actividades voltadas a educação e consciencialização ambiental, com vista a mudança de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente. Além disso, busca-se promover boas práticas como fundamentos para uma gestão sustentável do ambiente.

Estes clubes desempenham um papel crucial não apenas para as comunidades locais, mas também na conservação da natureza, no geral, e em particular na RNP. Eles têm um impacto significativo na consciencialização das comunidades em questões ambientais, o que contribui directamente para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos naturais. Por outro lado, contribuem para fortalecer os laços entre as comunidades locais e as Áreas de Conservação, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado para todos os envolvidos.

O Programa de Conservação da Biodiversidade, coordenado pela BIOFUND e com o apoio financeiro do Governo da Suécia, tem como principal objectivo aprimorar a conservação da biodiversidade e fortalecer a capacidade de adaptação e resiliência climática em Moçambique. Esta iniciativa representa um passo importante rumo à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região.