Publicado em 24/08/2023


Rumo a um Futuro Verde: Fundação Micaia e IIAM realizam
treinamento intensivo em técnicas avançadas de viveiros florestais

No dia 15 de Agosto, teve início o treinamento em gestão de viveiros florestais, promovido pela Fundação Micaia. Com uma duração de 3 (três) semanas, o curso tem como objetivo transmitir conhecimentos técnico-científicos sobre gestão de viveiros. O foco abrange desde a etapa inicial da colheita de sementes até à fase de transferência das mudas para o campo. O curso é direccionado aos colectores líderes e comunidades da Área de Conservação de Chimanimani (ACC).

Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre técnicas inovadoras e práticas eficazes. O programa abrangerá diversos tópicos importantes, englobando desde a produção de mudas, métodos de irrigação, importância da higienização dos viveiros e recipientes, técnicas de adubação e estratégias de controle de doenças, pragas e ervas daninhas. Além disso, eles serão dotados de habilidades fundamentais para garantir o crescimento saudável das mudas durante o período nos viveiros.

Até à data, 60 pessoas já foram  formadas e prevê-se alcançar cerca de 720 pessoas no final do treino.  Além disso, 6 (seis) estagiários do Instituto Agrário do Chimoio (IAC) estão também integrados neste programa, reforçando o compromisso com o desenvolvimento comunitário e a conservação da biodiversidade.

Esse treinamento é o resultado de uma colaboração entre a Fundação Micaia e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) no âmbito do projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC), com vista a melhorar a gestão de viveiros florestais e, consequentemente, contribuir para a promoção de um ambiente mais sustentável.