Publicado em 21/05/2019


BIOFUND participa na Conferência Internacional “Crescendo Azul” 2019

A BIOFUND irá participar na conferência “Crescendo Azul”, organizada pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, entre os dias 23 e 25 de Maio, do ano em curso, no Centro de Conferências Joaquim Chissano e no Museu das Pescas, na cidade de Maputo.

A iniciativa do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, tem por objectivo promover a integração do desenvolvimento das economias do mar no âmbito da Economia Azul sustentável, tendo em conta o conhecimento científico e tecnológico robusto.

Por sua vez, a BIOFUND, nos dias 24 e 25 de Maio, proporcionará uma viagem ao mundo oceânico, através de uma exposição atinente a biodiversidade marinha. “Juntos pela Valorização dos Recursos Pesqueiros e Marinhos em Moçambique”, é o tema que será ilustrado em painéis e fotografias que retratam a pesca sustentável e a importância dos mangais, entre outros aspectos. A temática será também abordada no Centro de Conferências Joaquim Chissano, nos dias 23 e 24 de Maio.

A BIOFUND tem como objetivo de levar os visitantes a uma reflexão sobre a pressão que o ecossistema marinho vem sofrendo por conta das actividades humanas, que afectam directamente os oceanos. A exposição terá maior enfoque para riqueza da biodiversidade subaquática em Moçambique, riqueza esta que deve ser protegida pela sua relevância na vida das pessoas e dos ecossistemas.

A Conferência terá como tema “Exploração Sustentável e Compartilhada do Oceano”, estando agendadas secções de debates em torno de vários tópicos, com destaque para temas como Governação e Sustentabilidade do Oceano;

Simultaneamente as actividades referidas no parágrafo acima, no anfiteatro do Museu das Pescas, está agendada uma exibição de filmes com temas ligados aos ecossistemas marinhos, com a finalidade de alertar o público da importância da preservação dos oceanos.