Publicado em 28/03/2019


A BIOFUND comemora o dia mundial da água e o lançamento da biblioteca virtual de biodiversidade de Moçambique

A BIOFUND em parceria com a Universidade Pedagógica (UP), realizou no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, um debate sobre a gestão da água no meio urbano em Moçambique, com objectivo de aumentar a consciência dos jovens sobre a importância deste recurso natural indispensável à vida de todos os seres vivos.

O evento teve lugar na Faculdade de Ciências e Filosofia do Campus Universitário de Lhanguene da Universidade Pedagógica e reuniu cerca de 200 estudantes, docentes, instituições públicas, privadas, sociedade civil e media.

Sob o lema das Nações Unidas para o ano de 2019 Quem quer que você seja, onde quer que você esteja, a água é o seu direito humano, a palestra ministrada pelo Professor Gustavo Dgedge – docente da UP, ressaltou que a gestão da água é um desafio permanente e que todos temos um papel a desempenhar no que concerne o uso sustentável deste recurso.

Durante a sua palestra o professor Dgedge reiterou que a catástrofe ambiental que o centro do país está a enfrentar remete a uma reflexão profunda sobre a gestão integrada dos recursos hídricos e deve ser uma prioridade da agenda de desenvolvimento do país.

Ainda nesta ocasião, a BIOFUND realizou o lançamento oficial da sua Biblioteca Virtual: uma plataforma online que dá acesso a mais de 2200 entradas: relatórios de estudos, artigos científicos, materiais educacionais, mapas e arquivos digitais sobre a biodiversidade de Moçambique.

Esta iniciativa é parte do esforço da BIOFUND para a promoção do conhecimento e o aumento da consciência ambiental da sociedade e contou com o apoio de  parceiros como o Counterpart International/USAID e o Projecto COMBO/WCS.

Para mais detalhes acesse a Biblioteca Virtual em: https://www.biofund.org.mz/biblioteca_virtual/