Publicado em 29/05/2020


Dia Mundial dos Oceanos: 8 de Junho

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de Junho. O objectivo da data é informar o público sobre o impacto das acções humanas nos oceanos, desenvolver um movimento mundial com vista a gestão sustentável dos oceanos.

Sob o lema “Inovação e Sustentabilidade do Oceano: Mar Limpo, Ecossistema Protegido”, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas -MIMAIP em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, WWF Moçambique, USAID/SPEED+, Académicos e membros das comunidades locais, entre outras entidades, encontram-se a organizar a celebração desta efeméride em Moçambique, que compreenderá uma série de eventos que terão lugar entre 04 e 08 de Junho próximo.

Serão 5 dias marcados por várias actividades como exposições, debates, aulas, concursos e vídeos sobre a importância da biodiversidade marinha no planeta e a necessidade da sua protecção. Este evento vai ser transmitido pelas televisões nacionais, telescola e redes sociais (veja aqui o programa).

No contexto do covid-19, seguindo as regras de distanciamento social, o evento será transmitido através de plataformas digitais, com destaque para televisão e rádio nacional (TVM, STV e RM) e redes sociais, representando uma oportunidade de reflexão sobre o papel crucial que todos desempenhamos para a conservação dos oceanos.

Ainda no âmbito do evento decorre o concurso “Filmar para Sensibilizar” (para jovens de 13 – 17 anos) sobre a importância dos Oceanos, levado a cabo pela BIOFUND cuja votação pública poderá ser feita na página Facebook do PLCM

Destacamos também o evento online mundial do Fórum Económico Mundial e os Amigos das Acções sobre os Oceanos https://www.weforum.org/events/virtual-ocean-dialogues-2020 que vai decorrer de 1 a 5 de Junho contando com mais de 40 sessões, incluindo vários debates sobre Áreas Marinhas Protegidas, e é aberto a todos os interessados.

Para mais detalhes sobre o evento fique ligado as plataformas de comunicação social da BIOFUND e do MIMAIP.