Publicado em 13/05/2020


Estagiário do PLCM partilha a sua experiência na gestão de conflito Homem – Fauna Bravia

Esta actividade visa expor os jovens estagiários aos desafios inerentes às Áreas de Conservação, bem como contribuir para a resolução dos diferentes problemas, em especial, conflito Homem – Fauna Bravia.

No decorrer da primeira chamada do Programa de estágios do PLCM, Hagnésio Chiponde (jovem recém-graduado em Veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane) e estagiário afecto à Administração Nacional das Áreas de Conservação, no Departamento de Protecção e Fiscalização) juntou-se por um período de tempo à equipa de fiscalização da Reserva Especial de Maputo para participar das actividades de gestão do conflito Homem – Elefante.

Hagnésio teve a oportunidade de participar em actividades ligadas à criação e implementação de técnicas de afugentamento dos elefantes das comunidades de volta para a reserva, tais como, o mapeamento das rotas dos elefantes, vedação das áreas e pesquisa sobre a eficácia de algumas técnicas de afugentamento que a reserva pretende adoptar.Neste contexto, o jovem estagiário auxilianas tarefas de rastreio e imobilização de animais como elefantes e búfalos para colocação de colares, colheita de amostras e no processo de patrulha da reserva contribuindo na luta contra caça furtiva.

Hagnésio Chiponde salientou que está a adquirir uma experiência extraordinária em conservação, afirmando: “Tem sido uma experiência interessante! Neste período de estágio adquiri óptimos conhecimentos.O mais especial é o facto de estar a trabalhar num sector que, para além de permitir um contacto com fauna, também ajuda a comunidade”.

Frisar que, o PLCM é um programa implementado pela BIOFUND,integrado no Projecto MozBio 2,que tem como finalidade reforçar a capacidade e habilidades dos profissionais do Sistema Nacional das Áreas de Conservação (SNAC) e moldar o perfil dos futuros líderes de conservação em Moçambique.