Publicado em 03/08/2023


1ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha impulsiona Acção para Conservação Marinha em Moçambique

Nos dias 27 e 28 de Julho, realizou-se a 1ª edição da Conferência de Biodiversidade Marinha no Museus do Mar em Maputo. O evento foi liderado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) em colaboração com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), o Museus do Mar, a Wildlife Conservation Society (WCS), o Peace Parks Foundation (PPF), a Cooperação Italiana (AICS), com o apoio financeiro do Blue Action Fund, Governo da Suécia, Banco Mundial/Projecto Mozbio 2, e a  Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

O principal objectivo desta iniciativa é de promover a divulgação, discussão e troca de experiências sobre adaptação baseada em ecossistemas e conservação costeira e marinha em Moçambique. Para tal, o evento contou com  mais de 30 parceiros de vários sectores, incluindo o governo, sociedade civil, academia, sector privado, entre outros, que partilharam a sua experiência ao longo dos dois dias do evento.

A BIOFUND, instituição moçambicana sem fins lucrativos que tem como objectivo exclusivo a conservação da biodiversidade em Moçambique, inspirou-se no conceito da sua Exposição de Biodiversidade para liderar a concepção e implementação deste evento anual que se prolongará por cinco anos. Este conceito, que já alcançou mais de 35,000 pessoas desde 2015, tem sido um veículo relevante para a educação ambiental, a divulgação de informação sobre a nossa rica biodiversidade, a promoção de iniciativas de conservação e discussões multissectoriais.

Juntamente com a conferência, esteve também em exibição uma exposição temática entre os dias 27 de Julho e 2 de Agosto, focada na adaptação baseada em ecossistemas e na conservação costeira e marinha. Composta por painéis informativos e fotografias que ilustram a diversidade de espécies marinhas encontradas ao longo da costa moçambicana, a exposição atraiu cerca de 470 visitantes e proporcionou uma experiência visual 3D da vida marinha providenciada pelo Marine Megafauna Foundation (MMF).

As actividades da exposição incluíram oficinas de educação ambiental voltadas para a reciclagem de materiais, facilitadas pela Associação Redes de Luxu, produzindo artigos como colares, brincos e bolsas. Estas actividades envolveram 85 crianças, sendo 54 alunos da Escola Primária Completa 25 de Junho na Cidade de Maputo e 31 alunos da Escola Primária Completa Saul Filipe Tembe, no Distrito Municipal da Catembe.

A BIOFUND, como entidade fiduciária para a conservação da biodiversidade, mostra-se pronta para apoiar estes esforços e trabalhar em parceria com vista a protecção e conservação da biodiversidade costeira e marinha de Moçambique, e renovou o seu compromisso de garantir esta plataforma de partilha de conhecimento e experiências durante os próximos 5 anos.

Fiquem conectados às páginas do Facebook e Linkedin da Conferência de Biodiversidade Marinha para saberem mais sobre os vários momentos do evento e novidades sobre a próxima edição que se realiza em 2024.