Actualizado a 21/04/2020


Exposição sobre a Biodiversidade em Chimoio (Agosto de 2019)

A BIOFUND realizou de 08-17 de Agosto de 2019, a V Exposição de Biodiversidade, intitulada “A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”, na cidade de Chimoio, província de Manica.

A Exposição foi Inaugurada por Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, no dia 9 de Agosto, que teve a oportunidade de re-visitar a exposição e apreciar os avanços obtidos desde 2015, altura em que o mesmo inaugurou a primeira edição, tendo enfatizando a ideia de incluir os conteúdos científicos dos painéis no formato de um livro em que as escolas, livrarias e bibliotecas possam ter acesso.

Este evento contou com a parceria do MINEDH, ANAC, Governo Provincial de Manica e Universidade Católica de Moçambique.

A exposição teve como objectivo principal, a partilha de informação e conhecimento sobre a importância e necessidade de conservar a biodiversidade do nosso País, dando particular ênfase à riqueza da biodiversidade da província de Manica. (clique aqui para ver o relatório geral do evento)

Foram duas semanas dedicadas à exposição (clique aqui para rever o programa da exposição), visitada por cerca de 3800 pessoas, dentre eles: membros do Governo e parceiros, estudantes e professores de instituições de ensino superior, secundário e primário, e a sociedade civil em geral, que participando nas actividades programadas, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o rico património natural do nosso País.

O mesmo foi também uma oportunidade para partilha de informações relevantes sobre a conservação da biodiversidade na província de Manica, bem como sobre os principais projectos relacionados à conservação e desenvolvimento comunitário que decorrem na mesma província, conciliando a possibilidade de potenciais sinergias a curto e médio prazo entre os parceiros.

Exposição de Biodiversidade (8 a 17 de Agosto)

Composta por 90 painéis sobre a biodiversidade de Moçambique, organizados de acordo com a temática, a exposição esteve permanentemente aberta ao público em geral.

Este ano, para além da temática habitual, o destaque vai para a elaboração de 10 painéis sobre a biodiversidade relevante da província de Manica produzidos com a colaboração de especialistas de biodiversidade, conservacionistas, académicos e investigadores:

  • Áreas Importantes de Plantas (IPAS) de Moçambique;
  • Áreas Importantes de Plantas (IPAS) da Província de Manica;
  • Reserva Nacional de Chimanimani (RNC);
  • Synsepalum;
  • Euphorbia;
  • Estado de Conservação das Nascentes dos Rios Mwenedzi e Nhamatsane;
  • Jardim Botânico da Universidade de Púnguè;
  • Moringa;
  • Embondeiro; e
  • Encephalartos munchii.

Feira (8 a 10 de Agosto de 2019)

O evento também contou com uma Feira, que teve a participação de 27 expositores, entre organizações ligadas à conservação, instituições de ensino, empresas privadas, Governo, projectos e artesãos locais que mostraram o melhor dos seus trabalhos e iniciativas, nomeadamente . (Clique para ver a lista de feirantes/expositores do evento).

Fórum (8 de Agosto de 2019)

A visita do Chefe de Estado foi precedida por um fórum de debate, que contou com a presença do Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga. O fórum serviu para aflorar a problemática da exploração mineira e poluição de sistemas aquáticos na província de Manica, com destaque para mineração artesanal de ouro que, muitas vezes, causa consequências nefastas para biodiversidade, sobretudo, devido a contaminação dos rios com mercúrio.

O tema do Fórum Exploração Mineira e Poluição das Águas: Desafios e Soluções, sob moderação de Adelino Mugadui, contou com a participação dos oradores Dr. Isidro Manuel (UEM), Dr. Dinis Juízo (UEM), Dr. Joaquim Langa (ITC-F) e Dr. Tomás Muacanhia (UNIZAMBEZE) e teve mais de 250 participantes.

Apresentações detalhadas nos links abaixo:

Lançamento do Mapa de Artes de Manica e Chimoio

Mostrando que Manica é muito mais que Cabeça-de-Velho e Serra do Vumba, a iniciativa do Cine Group, em parceria com a BIOFUND, com apoio da Fauna e Flora Internacional e da Reserva Nacional de Chimanimani, permitiu fazer uma viagem pelos lugares culturais e turísticos de Manica, interligados com aspectos de biodiversidade, ajudando a descobrir sabores e segredos ancestrais preservados ao longo do tempo. Este mapa (www.mapadasartes.co.mz) gratuito, agrega além de temas de arte, cultura e turismo, a dimensão de biodiversidade local de Manica, que está intrinsecamente ligada ao seu potencial turístico

Lançamento do filme “Elephant Defenders” (9 de Agosto de 2019)

Produzido e apresentado pela ANAC, o filme Elephant Defenders foi inteiramente filmado na Reserva Nacional do Niassa, retrata a bravura com que os fiscais defendem os recursos da maior área de conservação de Moçambique e serviu para assinalar o lançamento de uma campanha internacional contra a caça furtiva. O lançamento da campanha foi marcado pela integração de paineis com mensagens contra a caça furtiva, com endosso de algumas celebridades como: o antigo Presidente da República Joaquim Alberto Chissano e os músicos Stewart Sukuma e Lizza James.

Sala de filmes

Foram preparados para projecção, 32 filmes de curta-metragem de biodiversidade integrados na temática do evento, durante 10 dias (Clique para ver a lista de filmes).

Festival de Educação Ambiental (10 de Agosto de 2019)

Este grande festival decorreu na Escola Secundária de Sussundenga e contou com presença de cerca de 1200 participantes. O certame incluiu as seguintes actividades: plantio de árvores; palestras de educação ambiental; concursos de desenho; poemas; dança; teatro; actividades de reciclagem tendo como tema a conservação do meio ambiente; e sessões de projecção de filmes. O evento foi organizado em parceria com a Reserva Nacional de Chimanimani e envolveu a presença de representantes do Governo e privados.

Palestras de educação ambiental

As palestras contaram com a participação de cerca de 500 jovens, em quatro locais diferentes, e tiveram como finalidade consciencializar e discutir com os mesmos questões prementes da conservação da biodiversidade. Estas tiveram especial destaque para dicotomia entre os efeitos do Ciclone Idai, que recentemente afectou a província de Manica, e a importancia do papel do homem – no contexto da relevância da biodiversidade. Foi também objecto de abordagem das palestras, o impacto que o lixo, tem na degradação do meio ambiente e da vida humana.

Parceiros

Para além dos parceiros supracitados, o evento foi preparado e executado com apoio de vários parceiros locais, nacionais e internacionais, nomeadamente:

Conselho Autárquico de Chimoio

Conselho Autárquico de Sussundenga

Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS/Projecto Mozbio2)

Grupo Banco Mundial

FUNDE

UNIPÚNGUÈ

UNIZAMBEZE

Instituto Superior Politécnico de Manica

Escola Superior de Jornalismo

Fundação Eco Micaia

Conselho Empresarial Provincial-CTA

Instituto Agrário de Chimoio

Instituto de Formação de Professores de Chibata

Lar do Bagamoio

Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo

International Union for Conservation Nature

Fauna & Flora International

WILDAID

CINE GROUP

Parque Nacional da Gorongosa

Reserva Nacional de Chimanimani

Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

World Wide Fund for Nature (WWF)

Fundação iniciativa para Terras Comunitárias (iTC-F)

Banco Comercial de Investimentos (BCI)

Portucel

Vumba