Publicado em 08/09/2023


5ª Edição de Estágios do PLCM: Preparando os Líderes de Amanhã na Conservação da Biodiversidade de Moçambique

A cerimónia de início da 5ª Edição dos Estágios Pré-profissionais do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), realizada a  6 de Setembro de 2023, na Cidade de Maputo,  trouxe optimismo e esperança para o futuro da conservação da biodiversidade em Moçambique, com o lançamento de  45 jovens no sector.

O evento, liderado pelo Director Executivo da BIOFUND, Luís Bernardo Honwana, contou com a participação de representantes do Instituto Nacional do Emprego (INEP), a Direcção Nacional das Florestas (DINAF) e o Governo da Suécia. Estas parcerias sólidas salientam o compromisso inabalável do PLCM de integrar os jovens nas estratégias de conservação de alto impacto.

Dos 45 estagiários destacados, 31 serão colocados em diversas Áreas de Conservação por todo Moçambique, desde o Parque Nacional de Maputo ao Parque Nacional das Quirimbas. Os restantes 14 terão a oportunidade de colaborar com instituições centrais de conservação da biodiversidade, como a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a Direção Nacional de Florestas (DINAF), a Flora e Fauna Internacional (FFI) e a Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-espacial (ADE). Juntos, estes jovens estão destinados a tornar-se os líderes da próxima geração de conservacionistas.

Yuran Massangaie, um dos estagiários formado em Agricultura, alocado ao Parque Nacional de Banhine, partilhou o seu entusiasmo: “É uma oportunidade única para aplicar o meu conhecimento em agricultura de uma forma que beneficie a biodiversidade de Moçambique. Estou ansioso por trazer inovações práticas para o campo da conservação“.

Coordenado pela BIOFUND, em parceria com a ANAC, com o financiamento do Banco Mundial e do Governo da Suécia, o PLCM desempenha um papel crucial no fortalecimento das capacidades e habilidades dos profissionais do Sistema Nacional das Áreas de Conservação, atrai  e motiva jovens talentos com formações diversas, enfatizando habilidades de liderança para a conservação e sensibiliza a sociedade civil para a importância da conservação da biodiversidade, com foco especial nos jovens. Acompanhe as actividades do PLCM no Website e Facebook.