Publicado em 15/09/2023


Inovação e Liderança na Conservação: Uma Jovem Estagiária transformada numa Agente de Mudança no Parque Nacional do Gilé

Liliana Mustaque, uma jovem de 26 anos e recém-formada em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane, encontrou no Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) o trampolim para uma carreira em ascensão no sector da conservação da biodiversidade. Foi através da 3ª edição de Estágios Pré-profissionais do PLCM que ela teve a oportunidade de ingressar no Sector de Monitoria Ecológica do Parque Nacional do Gilé (PNAG).

No PNAG, Liliana foi alocada como estagiária num sector que enfrentava o desafio da demora na recolha de dados e na elaboração de relatórios. Foi aqui que ela viu a oportunidade de aplicar as suas competências em Geografia e em software de ArcGIS. Determinada a impulsionar melhorias significativas na monitoria ecológica, Liliana implementou ferramentas inovadoras que transformaram o processo de colecta e organização de informações.

O domínio do software ArcGIS teve um papel fundamental na flexibilização e optimização do sector de Fiscalização, especialmente no registro dos dados das patrulhas diárias. Graças a esta ferramenta, conseguimos identificar as áreas com maior incidência de actividades ilegais o que nos permite direccionar melhor nossos recursos para reforçar a presença dos fiscais nos pontos de conflito.” Diz Liliana, com entusiasmo.

A eficácia das inovações de Liliana não passou despercebida aos seus supervisores. No término do seu estágio, foi-lhe oferecida a oportunidade de continuar o seu trabalho como Técnica de Monitoria Ecológica, no PNAG. Com uma determinação inabalável, Liliana Mustaque está a moldar um futuro em que uma carreira na conservação da biodiversidade não é apenas uma aspiração, mas uma realidade palpável. Ela é, sem dúvida, uma inspiração para os jovens e futuros líderes na área de conservação de Moçambique.