Publicado em 08/03/2019


A BIOFUND e o Projecto COMBO promovem reunião de troca de experiências entre Fundos Ambientais de Madagáscar, Moçambique e Uganda sobre os contrabalanços de biodiversidade

A BIOFUND em parceria com o Projecto COMBO realizou entre 18 e 20 de Fevereiro de 2019 na Cidade de Maputo, Moçambique uma reunião de troca de experiências e partilha de conhecimento entre Fundos Ambientais de Madagáscar, Uganda e Moçambique, membros do consórcio de fundos ambientais africanos (CAFÉ) sobre os contrabalanços de biodiversidade como um mecanismo para harmonizar o desenvolvimento económico e a conservação da biodiversidade em África.

Os contrabalanços de biodiversidade são medidas que visam garantir a compensação de todos os impactos ambientais negativos que eventualmente resultam de projectos de desenvolvimento como é o caso de grandes projectos agrícolas e de indústria extractiva.

Estiveram presentes no evento cerca de 20 participantes entre representantes dos fundos ambientais, instituições públicas do sector da conservação de Moçambique e Madagáscar, representantes da sociedade civil, agências multilaterais e media.

Este evento contou com várias sessões de trabalho e oportunidades de networking para partilhar as experiências de cada país no que concerne a implementação dos contrabalanços de biodiversidade como um mecanismo financeiro para apoiar a conservação da biodiversidade. Uma viagem a Reserva Especial de Maputo complementou o evento, dando a oportunidade dos participantes testemunharem a rica biodiversidade terrestre e marinha daquela que é das áreas de conservação mais importantes de Moçambique, e na voz do seu Administrador o Sr. Miguel Gonçalves, ouviram sobre as acções de conservação e protecção que tem sido realizadas em parceria com a Peace Parks Foundation (PPF) entre outros actores incluindo a BIOFUND, bem como os desafios que o desenvolvimento urbano representa para esta região.

Esta reunião culminou com o acordo para a criação de um grupo de trabalho dentro da rede de fundos africanos (CAFE) dedicado aos contrabalanços de biodiversidade, criando desta forma, uma plataforma de comunicação para partilha de conhecimento e experiências entre os países, com o apoio de vários parceiros como é o caso da WCS através do Projecto COMBO.

Este mecanismo de colaboração permitirá que África possa unir esforços, harmonizar procedimentos e documentar o seu caminho rumo a harmonização do desenvolvimento económico e a conservação da biodiversidade.

Para mais informações visite