Publicado em 12/04/2021


Beneficiários da 2ᵃ edição de estágios do PLCM prontos para iniciar as suas actividades

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC ) e a Direcção Nacional de Florestas (DINAF) realizou no dia 06 de Abril, a indução dos estagiários beneficiários a nível central, da 2ª edição de estágio do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM). Os 16 jovens, dos quais, cinco mulheres, são formados em áreas multidisciplinares como Direito (2), Publicidade e Marketing  (2), Engenharia Florestal (6), Engenharia Agronómica (1), Contabilidade e Auditoria (1), Ciências Políticas (1), Engenharia Informática e Tecnologias (1), Engenharia Ambiental (1) e Aplicações Informáticas (1) e serão alocados à BIOFUND, ANAC, DINAF e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS).

O evento juntou igualmente os beneficiários da 1ª edição do programa bolsas de estudos numa troca de experiência entre os futuros jovens líderes da conservação.

Luís Honwana, Director Executivo da BIOFUND, referiu durante a abertura do evento que, com o Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), a BIOFUND pretende dar aos jovens uma oportunidade de conhecer o seu papel na conservação da biodiversidade e principalmente consciencializar sobre a necessidade do envolvimento de todos os sectores na conservação da biodiversidade.

Alima Issufo, representante da DINAF, além de transmitir as expectativas da instituição para com os estagiários, partilhou a história da sua carreira que, tal como os jovens seleccionados, iniciou como estagiária e hoje trabalha no Departamento de Gestão Florestal há mais de vinte anos.

Durante o evento, os beneficários tiveram a possibilidade de ouvir sobre as instituições onde irão estagiar bem como participar de dinâmicas de grupo que permitirão envolvimento e aprendizagem sobre a biodiversidade e as Áreas de Conservação do país. Houve igualmente, espaço para partilha de experiências com ex-estagiários do programa que actualmente fazem parte da equipa de colaboradores da BIOFUND e da ANAC.

“Estou muito feliz em fazer parte do PLCM. Num horizonte de mais de mil candidatos eu fui escolhida! Como jovem darei o meu melhor durante o perodo de estágio” – Iolanda da Conceição Carvino Chibamo formada em engenharia florestal  e estagiária na DINAF.

“Como jovem sei que posso fazer muito pela conservação da biodiversidade. Espero usar o meu potencial para influenciar outros jovens com a experiência que irei adquirir neste estágio” –  Betuel Virgílio, formado em Direito e estagiário na ANAC.

Recorde-se  que esta é a segunda edição de estágios pré-profissionais realizados pelo PLCM, tendo-se  realizado a primeira edição de Fevereiro de 2020 a Fevereiro de 2021, beneficiando cerca de 19 jovens a nível central e nas Áreas de Conservação.