Publicado em 14/04/2021


Monte Pope e sua paisagem única: um atractivo turístico por descobrir no Parque Nacional do Gilé

Árvores altas, espécies variadas de plantas e o cantar dos pássaros que encantam quem entra para floresta dentro do Parque Nacional do Gilé, na província da Zambézia. Mas depois de uma hora de carro deste momento único, surge um novo horizonte que com um estimulo mágico desperta a vontade de ver onde terminam aquelas formações montanhosas descobertas (documentadas) pela primeira vez em 1920. É assim que começa a escalada até ao topo do Monte Pope com cerca de 265 metros de altura.

Localizado na vasta área do Parque Nacional do Gilé,  com cerca de 2.861 km2 e uma Zona Tampão (ZT) de 1.671 km2, escalar o Monte Pope é um desafio que leva cerca de 45 minutos.  Trajecto que só pode ser feito a pé e na companhia de um guia pois o caminho repleto de rochas também possui alguns segredos que só quem já la esteve os conhece.

É possível fazer uma pequena paragem a meio do caminho mas neste ponto, a vontade de chegar ao topo é tão grande que parar é adiar um desejo que está ao rubro.

Sendo parte do Parque Nacional do Gilé, a sua vegetação abriga uma grande riqueza de flora, incluindo muitas das espécies dominantes do miombo.

Ao longo da escalada é possível contemplar uma paisagem constituída por um mosaico de floresta e pradarias. As águas que escorrem entre as pedras e mistura do som dos pequenos insectos proporcionam uma trilha sonoro cativante para chegar ao topo do monte. E por falar em topo do monte Pope após lá chegar, não há dúvidas de que a mãe natureza é um presente divino perfeito. Uma paisagem que fica marcada na memória de quem lá chega!

Fique atento às nossas redes sociais e saiba mais sobre a biodiversidade de Moçambique.