Publicado em 07/10/2020


BIOFUND assegura 11 900 000 hectares de biodiversidade protegida até Junho de 2021 em Áreas de Conservação do país

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, aprovou na 2ª Sessão Extraordinária do Conselho de Administração, realizada no mês de Setembro de 2020, a extensão por mais nove meses da FASE 1 do BIO-Fundo de Emergência, garantindo subvenções adicionais de apoio às Áreas de Conservação sob gestão pública e privada até Junho de 2021.

O BIO-Fundo de Emergência foi criado em Junho do presente ano por um período inicial de três meses, com o objectivo de garantir que a queda drástica de turismo no país não prejudicasse a protecção dos recursos naturais nas Áreas de Conservação, particularmente naquelas onde as receitas turísticas financiam os seus custos operacionais. No período inicial de Julho-Setembro de 2020, o programa beneficiou 10 áreas de conservação, sendo que 287 fiscais e outros profissionais do sector permaneceram nos seus postos de trabalho, 909 patrulhas foram realizadas por mês, correspondendo a 28 052 horas de trabalho e a protecção de 1 897 300 hectares de biodiversidade.

A extensão deste apoio prevê o pagamento de 100% dos custos salariais das Áreas de Conservação de gestão privada contra os actuais 50%, passando também a suportar outros custos operacionais e apoio às comunidades ao redor das Áreas de Conservação sob gestão pública e privada, prevendo ainda o apoio de novos operadores do sector privado.

No que concerne as Áreas de Conservação geridas pelo sector público, a BIOFUND irá garantir até Junho de 2021, os custos salariais das Áreas de Conservação mais afectadas pela perda de receitas turísticas, apoio em meios de transporte e materiais de prevenção da COVID-19.

Este apoio, só foi possível graças ao crescimento do BIO-Fundo de Emergência que actualmente (3 meses após a sua criação) conta com 4.3 Milhões de USD, provenientes da BIOFUND  3 Milhões de USD, 1 Milhão de USD do Governo da Suécia através do Banco Mundial/MozBio2 e 249.000 USD da USAID/SPEED+.