Publicado em 14/10/2020


Estagiárias do PLCM Integradas nas Actividades do Desenvolvimento Comunitário no Parque Nacional de Zinave

As estagiárias Maria Madalena Rangel, licenciada em Antropologia e Dulce da Flora Simão, licenciada em Ciências Biológicas, tiveram uma indução inicial sobre as actividades do sector comunitário e as acções prioritárias a serem desenvolvidas, com destaque para o programa de segurança alimentar das comunidades, que visa assegurar a alimentação das famílias recentemente reassentadas do interior do parque para a zona tampão e outras localidades do distrito de Mabote.

Durante as primeiras semanas de actividades, a equipa já acompanhou o projecto de agricultura de conservação, na comunidade de Maculuve, onde foi feito o plantio e a rega de estacas de mandioca.

Uma das estagiárias, deixou ficar a sua satisfação, ao dizer que é gratificante fazer parte de um programa que, por um lado, desenvolve actividades de proteção da biodiversidade, e, por outro, contribui para o desenvolvimento das comunidades.

”Para além da rega, sensibilizamos as famílias abrangidas pelo projecto de modo que estes se organizem para que sejam eles a cuidar regularmente do campo agrícola, fazendo o uso sustentável do material disponibilizado pelo parque”. Disse Maria Rangel, estagiária do PLCM no Parque Nacional de Zinave.

O Parque Nacional de Zinave, localiza-se no Distrito de Mabote, na Província de Inhambane e possui uma superfície de 400000km². Esta Área de Conservação beneficia do apoio da BIOFUND desde 2018, através do financiamento do Projecto Abelha para a proteção da biodiversidade local.