Publicado em 03/08/2022


BIOFUND Celebra o Dia do Fiscal com a premiação dos Fiscais do ano 2022 no Distrito de Magude

Decorreu no dia 31 de Julho, no distrito de Magude, na Província de Maputo, a cerimónia de Celebração do Dia Internacional do Fiscal, sobre o lema “ Promovendo a participação activa da mulher na fiscalização da biodiversidade”.

O evento organizado pela Administração Nacional das Áreas de conservação (ANAC), contou com cerca de 200 participantes, com destaque para Sua Excelência Ministra da Terra e Ambiente (MTA), Ivete Maibaze, Administrador do Distrito de Magude, Lázaro Mambamba, representantes da Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), representantes da WWF Moçambique, Sector Privado e representantes da Comunidade.

Durante o evento, foram premiados 15 fiscais do ano 2022, dos quais 10 da Agência Nacional Para o Controlo da Qualidade Ambiental (AQUA) e 5 premiados através do Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira, também conhecido como Fundo de Apoio aos Fiscais, provenientes de 5 Áreas de Conservação públicas e privadas do país, nomeadamente: Chaibo Abdala Sualehe da Reserva Especial do Niassa, Odilão Florêncio Macamo da Reserva Nacional de Pomene, Hélder Tsaquice Felisberto do Parque Nacional de Chimanimani, Fernando Artur Manjor do Parque Nacional de Maputo e Feito Morais Bequi da Coutada Oficial No 9. Este evento teve como objectivo reconhecer, motivar e recompensar a bravura e dedicação dos fiscais das Áreas de Conservação públicas e privadas de Moçambique. A cerimónia de premiação foi dirigida por Sua Excelência Ministra do MTA.

A Ministra da Terra Ambiente felicitou todos os fiscais pelo papel que desempenham na conservação da biodiversidade e por garantirem resultados positivos na vida das comunidades que residem nas imediações das Áreas de Conservação. A mesma enfatizou que face às acções para conservação da biodiversidade, verifica-se uma redução ao crime de vida selvagem, em torno disso, consubstanciam os números crescentes de espécies de fauna bravia na ordem de 10 a 27% incluindo o crescimento de espécies emblemáticas e de referência como o caso do elefante que é um indicador de estado de conservação no país.   

Na ocasião, os fiscais destacaram o papel da mulher fiscal na protecção da biodiversidade para que o mesmo sirva a todos e as próximas gerações. Os mesmos, afirmam estar cientes dos resultados positivos da sua actuação mas, reconhecem que ainda se verificam casos crescentes de actividades ilegais, com destaque para o abate e o comércio ilegal da madeira e mineração dos recursos naturais que contribui para a degradação do habitat.

Nesta cerimónia, foi também inaugurado o Centro Regional de Operações Conjuntas e Fiscalização de Capitine que vai contribuir para esforços entre o Governo, Sector privado no combate ao crime de vida selvagem.

Clique aqui e saiba mais sobre o Fundo de Apoio aos Fiscais.