Publicado em 05/04/2023


BIOFUND contribui para sensibilização ambiental através do “Muro da Biodiversidade”

Inaugurado no dia 31 de Março, pela Ministra da Terra e Ambiente – Ivete Maibaze, o “Muro da Biodiversidade” é uma iniciativa da Empresa Reciclagem e Serviços Lda, em parceria com o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), Aeroportos de Moçambique SA, Conselho Municipal de Maputo, figuras públicas e outros parceiros da conservação.

A iniciativa tem como objectivo promover a consciencialização das comunidades sobre os problemas ambientais, sensibilizar para a preservação da Fauna e Flora, combate à caça furtiva e constitui uma oportunidade para promover o potencial turístico, mostrando os visitantes que chegam ao país, que Moçambique continua empenhado na defesa e preservação da nossa rica Biodiversidade.

Composto por 45 murais deslumbrantes, cada um medindo cerca de 24m², o “Muro da Biodiversidade” exibe a diversidade da fauna terrestre, marinha e flora de Moçambique. Com vista a continuar com o trabalho de consciencialização sobre a conservação da biodiversidade, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), faz parte deste projecto e dedicou no seu mural uma mensagem com enfoque para a protecção do cavalo-marinho, uma espécie marinha de grande importante para a manutenção dos oceanos e seus ecossistemas.

Apesar da sua importância e beleza, algumas espécies de cavalos-marinhos encontram-se vulneráveis segundo a Lista Vermelha da IUCN devido a perda de habitat causada pela degradação e destruição dos mangais, ervas marinhas e recifes de coral, a captura acidental em práticas de pesca não selectivas, e o comércio insustentável desses animais para uso na medicina tradicional, aquariofilia e artesanato.

Intervindo na cerimónia de inauguração, a Ministra da Terra e Ambiente afirmou que o nome atribuído ao projecto “Muro da Biodiversidade” enaltece sem dúvida os debates sobre a conservação da biodiversidade de forma pública, participativa e construtiva, que se tornou uma realidade na agenda de governação do país.

A inauguração do “Muro da Biodiversidade” acontece num momento em que Moçambique se prepara para acolher o VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades da Língua Portuguesa a decorrer de 4 a 7 de Julho na Cidade de Maputo. Este Congresso, constitui uma oportunidade única para partilhar com o mundo as experiências e realizações que o país já alcançou na área da educação ambiental.

Convidamos a todos a visitar o deslumbrante “Muro da Biodiversidade” no bairro de Mavalane, localizado à saída do Aeroporto Internacional de Maputo, desde o estabelecimento da SMS até à ponte ferroviária na Av. Acordos de Lusaka. Junte-se a nós na conservação da biodiversidade!