Publicado em 14/04/2023


Lançamento do Seriado ‘‘A NATUREZA DOS HOMENS E DOS ANIMAIS’’

A Ébano Multimédia, USAID SPEED, Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), estrearam nesta Quinta-feira, 13 de Abril, no Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), o Seriado ‘’A NATUREZA DOS HOMENS E DOS ANIMAIS’’ do realizador, argumentista e escritor Licínio Azevedo, cujo objectivo é sensibilizar ao público em geral sobre a importância da biodiversidade para o bem-estar humano e as consequências da gestão insustentável dos recursos naturais/ perda de biodiversidade nas Áreas de Conservação.

A cerimónia de lançamento contou com a presença do Embaixador dos Estados Unidos, Peter Hendrick Vrooman, individualidades do sector de conservação, entre outras figuras da arena empresarial e cultural.

“A NATUREZA DOS HOMENS E DOS ANIMAIS’’ foi inspirado na realidade, que tem lugar sistematicamente no Parque Nacional de Maputo, nos seus arredores e através de uma narrativa dramática traz mensagem de sensibilização bem como a importância da preservação da natureza.

Para os parceiros do projecto, este Seriado “pretende-se criar e gerar uma narrativa mais equilibrada sobre a importância de ambos, animais e seres humanos, sobre as atitudes e comportamentos que deveremos manter e sobretudo, como controlar o uso descontrolado dos elementos da natureza que servem de sustento para os homens e animais. O desenvolvimento do ser humano ocorre por meio de relações harmoniosas e equilibradas, sempre na perspectiva de que as  mudanças climáticas terão de ser minimizadas”.

Segundo o produtor do seriado, Jorge Ferrão, a ideia surgiu no período da  pandemia da COVID-19, onde foi possível desenhar-se o roteiro que foi primeiramente intitulado  A NATUREZA DOS ANIMAIS tendo sido alterado para o actual “A NATUREZA DOS HOMENS E DOS ANIMAIS’’ pois viu-se que a natureza não comtempla apenas os animais mas também os homens.

Na ocasião, Ferrão acrescentou que os projectos de comunicação não são mensuráveis de forma imediata mas a longo prazo contudo, ajudam a transformar a sociedade através da consciencialização e sensibilização da mesma. A comunicação é um meio fundamental para transformar a mentalidade da sociedade principalmente no que diz respeito a conservação da biodiversidade.

A próxima apresentação está prevista para o dia 15 de Abril de 2023 as 17h00 na Vila de Madjadjane para a comunidade, em forma de cinema móvel.

Sobre a Ébano e Parceiros

Ébano Multimédia, produtora moçambicana de filmes e vídeos com longa experiência na produção de documentários e filmes de ficção, conduziu a produção de uma série documental, designada como ‘’A Natureza dos Homens e dos Animais’’ dividida em 6 (seis) episódios de aproximadamente 25 minutos cada, para retratar a vida quotidiana destes espaços, numa altura em que se observam mudanças nos paradigmas de conservação, com ênfase nas alterações climáticas, caça furtiva, educação ambiental e, sobretudo, na relevância do turismo.

SPEED

O SPEED, é um Projecto financiado pela Agência do Governo dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela DAI e Nathan Associates cujo objetivo é fortalecer o ambiente de negócios para o desenvolvimento económico em Moçambique nos Portfolios de Agricultura, Facilitação do Comércio,, Conservação da Biodiversidade, Saúde e Governação Económica. Através do mecanismo de subvenções (Grants), o SPEED financiou a produção do presente seriado, com vista a sensibilizar o público em geral sobre a importância e necessidade de uso sustentável dos recursos naturais em Moçambique.

ANAC - Administração Nacional das Áreas de Conservação

Fundada em 2011, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC, IP) é uma instituição do Estado responsável pela conservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento sustentável do ecoturismo em Moçambique. Suas principais funções envolvem o planeamento, coordenação e execução de actividades em áreas de conservação, em parceria com outras organizações e comunidades locais. As áreas de conservação administradas pela ANAC ocupam cerca de 25% do território nacional incluindo Parques, Reservas, Áreas de Protecção ambiental, Coutadas Oficiais e Fazendas de Bravio.

BIOFUND

BIOFUND – Fundação para Conservação da Biodiversidade, é um Fundo Ambiental, uma instituição sem fins lucrativos de direito privado, que mobiliza, aplica e administra recursos financeiros em benefício exclusivo da conservação da biodiversidade em Moçambique. O apoio da BIOFUND neste Seriado, tem como objectivo aumentar a sensibilização da sociedade civil para a conservação da biodiversidade no país.