Publicado em 11/05/2021


BIOFUND e BCI visitam primeiro projecto de conservação apoiado com os fundos do Cartão Bio

Com o objectivo de ver de perto, as actividades que estão a ser desenvolvidas com os fundos do Cartão bio, um projecto resultante de uma parceria estabelecida entre a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Banco Comercial de Investimentos (BCI), as equipas da BIOFUND e do BCI, efectuaram recentemente uma visita ao Sábiè Game Park, Área de Conservação onde foi implementado o primeiro projecto piloto financiado com fundos deste cartão, para a conservação de rinocerontes brancos e pretos, uma espécie em vias de extinção em Moçambique. Este projecto desenhado pela MozParks Initiative INC., apoiou a colocação de etiquetas satélite para melhor seguimento e protecção desta espécie.

A equipa da BIOFUND composta pelo Director de Financiamentos Inovadores, um Contabilista, um Assistente Administrativo e um Oficial de Monitoria e Avaliação juntamente com três colaboradores do BCI, tiveram a oportunidade de contemplar uma paisagem única e ainda foram agraciados por visitas das variadas espécies de animais que fazem parte do Sábiè Game Park.

Sean Nazerali, Director de Financiamentos Inovadores da BIOFUND, salientou que independemente da área de trabalho, a BIOFUND faz questão de que todos os colaboradores tenham oportunidades de contacto com a natureza do trabalho de base da instituição, para que percebam a importância da conservação. Daí o facto de fazerem parte desta visita, profissionais que não têm nenhuma formação técnica em conservação.

Para equipa do BCI que visitava pela primeira vez uma Área de Conservação, este contacto com a natureza sem dúvidas foi muito importante para aumentar a sua consciência sobre a conservação da biodiversidade e a intervenção da BIOFUND neste sector. É algo marcante ver o empenho de todos estes profissionais para conservar a biodiversidade. Estou feliz por saber que o BCI está a comparticipar nesta causa tão util para o nosso ecossistema – Acrescentou Esménia Nhane do BCI.

Recordar que os fundos do Cartão bio são exclusivamente uma contribuição do BCI, catapultada pela acção dos seus clientes, que ao escolherem usar o Cartão bio, contribuem para que uma percentagem do valor das transacções feitas através deste cartão, sejam canalizadas para a BIOFUND para a implementação de projectos que visam conservar a biodiversidade, sem nenhum custo adicional para os clientes do BCI.

Para mais detalhes sobre o Cartão Bio clique aqui