Publicado em 21/05/2021


BIOFUND e parceiros reforçam Fundos do BIO-Fundo de Emergência e estendem cobertura de Junho para Dezembro de 2021, assegurando os postos de trabalho de mais de mil fiscais das Áreas de Conservação sob Gestão Pública e Privada

  • Fiscais do Lugenda Wilderness Camp

    Fiscais do Lugenda Wilderness Camp

Criado em Junho de 2020, pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) com o objectivo de reduzir os impactos extremos da pandemia do COVID-19 no sector de conservação em Moçambique (áreas públicas e privadas), assegurando os postos de trabalho dos fiscais e pessoal essencial para apoio à fiscalização, que anteriormente eram cobertos por rendimentos provenientes do turismo. O BIO-Fundo de Emergência foi concebido inicialmente para um período de cobertura de um ano. Contudo devido aos efeitos do COVID-19, que continuam a impactar negativamente o sector do turismo e não só, a BIOFUND estendeu o período de cobertura  do fundo até ao final de Dezembro do corrente ano.

Com esta extensão, mais Áreas de Conservação (ACs) sob gestão pública e privada, incluindo áreas comunitárias, irão beneficiar de 100% do pagamento dos salários dos fiscais, pessoal de apoio essencial nas AC’s bem como o pagamento de custos directamente ligados a actividades de fiscalização e patrulhamento, incluindo material de prevenção contra o COVID-19.

O BIO-Fundo de Emergência conta actualmente com 26 beneficiários, dos quais 13 Áreas de Conservação sob gestão privada, 11 Áreas de Conservação sob gestão pública e 2 Áreas de Conservação comunitárias, e assegura os postos de trabalho de mais de 1000 fiscais, tendo já desembolsado 103.896,002 Meticais (cento e três milhões, oitocentos e noventa e seis mil e dois meticais) de Junho de 2020 a Abril de 2021. Com este apoio às Áreas de Conservação, mais de 13 139 211 hectares de biodiversidade estão a ser protegidos, o equivalente a 63% da área total protegida no território nacional.