Publicado em 15/08/2017


BIOFUND organiza treino participativo para Elaboração de Projectos

A BIOFUND organizou de 24 a 28 de Julho, um treino sobre a elaboração de projectos de conservação, usando como exemplo os Termos de Referência no âmbito do 3º Ciclo do Projecto Abelha. O evento teve lugar na cidade de Maputo, e contou com a presença de aproximadamente 25 participantes, dentre eles os Administradores das Áreas de Conservação acompanhados de 1 técnico da área de planificação ou finanças, e representantes da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) convidados.

Esta é a segunda vez que a BIOFUND reúne os gestores das áreas de conservação de forma a dar a conhecer sobre os procedimentos necessários para concorrer ao financiamento da BIOFUND. O primeiro treino foi realizado em 2016, com enfoque nos procedimentos administrativos e financeiros para implementação de projectos financiados pela BIOFUND.

O treino foi elaborado para proporcionar uma compreensão ampla e detalhada de cada uma das etapas técnicas e procedimentos necessários para preparar propostas de projectos para concorrer às fontes de financiamento disponíveis na BIOFUND. O evento abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas e a realização de exercícios de aplicação como forma de praticar os conceitos e testar o processo.

Este treino culminou com uma avaliação positiva dos participantes, que reiteiraram a necessidade de realização de mais cursos do género nos próximos anos envolvendo mais técnicos das Áreas de Conservação, de modo a haver maior e melhor aplicação do que foi aprendido.