Publicado em 07/08/2017


Missão da BIOFUND visita o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

No passado mês de Junho, uma delegação constituída pela Directora de Programas, Directora de Administração e Finanças e Assessor Técnico da BIOFUND efectuou uma visita de trabalho ao FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade no âmbito da parceria existente entre as duas instituições e de forma a dar continuidade à visita precedente do Director Executivo da BIOFUND àquela organização no início do mesmo mês.

Esta parceria com o FUNBIO prevê uma série de actividades de apoio técnico à BIOFUND com a finalidade de garantir a implementação de melhores práticas no cumprimento da sua missão.

O FUNBIO é um dos fundos ambientais mais antigos internacionalmente, pois iniciou a sua operação em 1996. É um mecanismo privado inovador, criado para desenvolver estratégias que contribuam para a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) no Brasil. Em 21 anos de operação actua como parceiro estratégico do sector público, privado e da sociedade civil em iniciativas de conservação.

Ao longo das duas décadas o FUNBIO apoiou: 270 projectos de 232 instituições diferentes, 310 áreas protegidas correspondentes a 67 milhões de hectares; com 7 biomas beneficiados e cerca de USD 600 milhões administrados.

A visita da BIOFUND teve como objectivos: a familiarização com o historial de desenvolvimento e evolução institucional do FUNBIO, actividades actuais, principais desafios e oportunidades; e a partilha de experiências na área técnica e financeira, com especial ênfase para monitoria, processos de desembolsos, prestação de contas, sustentabilidade financeira, gestão de activos e comunicação institucional.

Esta troca de experiência que teve a duração de cerca de 10 dias, foi caracterizada por encontros sucessivos com as diferentes áreas de actuação do FUNBIO, onde novos métodos e abordagens de trabalho foram identificados, podendo ser adaptados e adoptados pela BIOFUND.

Foram também realizadas visitas de campo ao Parque Nacional da Tijuca – uma das melhores unidades de conservação do país e a dois beneficiários do FUNBIO, nomeadamente o Parque Estadual de Cunhambebe, resultante da utilização de fundos de compensação ambiental da Chevron (obrigações legais), e a BRBIO uma ONG especializada em pesquisa de temas marinhos particularmente corais, e em consciencialização ambiental. Estas visitas tiveram como objectivo conhecer o trabalho do FUNBIO no terreno e explorar possíveis oportunidades de intercâmbio entre áreas de conservação em temas por definir.

De um modo geral a visita efectuada ao FUNBIO foi extremamente proveitosa e impactante, com especial enfoque para as lições aprendidas sobre o sistema e estrutura de funcionamento do FUNBIO e abertura de espaço para parcerias a curto e médio prazo.