Publicado em 31/07/2020


Celebra-se hoje, 31 de Julho, o Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia

É um dia consagrado mundialmente ao reconhecimento do trabalho desta classe de profissionais, que desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade. Os fiscais actuam directamente no interior das Áreas de Conservação e nas suas zonas tampão para garantir a protecção da fauna bravia, trabalhando noite e dia, expostos a condições adversas.

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, concentra a maioria dos esforços financeiros destinados ao apoio nas Áreas de Conservação para a melhoria das condições de trabalho do sector de fiscalização, que se manifestam pelo apoio logístico em função das necessidades especificas de cada Área de Conservação beneficiaria da BIOFUND.

No âmbito destas celebrações, vai decorrer amanhã, 1 de Agosto, no Parque Nacional da Gorongosa uma cerimônia oficial alusiva ao Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia. O evento é liderado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e será presidido pela Ministra da Terra e Ambiente (MTA), com a participação da BIOFUND entre outros parceiros da conservação.

Na ocasião, a BIOFUND irá estrear um documentário em homenagem aos profissionais de fiscalização das áreas protegidas, alusivo às celebrações do dia internacional do Fiscal.

Assista ao vídeo dos fiscais aqui!