Publicado em 12/12/2023


Celebração dos 6 Anos do Cartão bio: Uma Jornada de Inovação e Conservação em Moçambique

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND e o Banco Comercial de Investimentos (BCI), comemoraram o 6º aniversário do Cartão bio, num evento marcante que teve lugar no Auditório do Edifício Sede do BCI, em Maputo, no passado dia 8 de Dezembro de 2023.

Com a participação do Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Narciso Matos, o Administrador do BCI, Raul Almeida, o representante do Ministério da Terra e Ambiente, Jorge Fernando, beneficiários do Projecto Cartão bio, membros de comunidades e parceiros da conservação, o evento proporcionou uma análise detalhada dos resultados do projecto nos últimos seis anos, com destaque para projectos pioneiros, como a monitoria de rinocerontes no Sábiè Game Park, a conservação da Raphia australis na Reserva Botânica de Bobole, e a monitoria de tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS).

Desde o seu lançamento em 2017, o Cartão bio tornou-se uma peça-chave na promoção da biodiversidade em Moçambique, tendo já alcançado cumulativamente cerca de 50.000 usuários e arrecadado mais de 26,1 milhões de Meticais. Estes fundos são direccionados para pequenos projectos com impactos significativos na conservação da biodiversidade no país.

No seu discurso, o PCA da BIOFUND, Narciso Matos, destacou que o Cartão bio não é apenas uma ferramenta de débito, mas sim, uma iniciativa inovadora que permite aos utilizadores contribuírem directamente para a conservação da biodiversidade. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso de parceria com o BCI, o Ministério da Terra e Ambiente e outros colaboradores.

Sandra Ernesto Covane, membro da comunidade beneficiária na Reserva Botânica de Bobole, afirmou que o projecto não apenas forneceu a educação prática dos membros da comunidade, mas também fortaleceu os laços com as tradições locais, incentivando a conservação das espécies de flora predominantes na reserva de Bobole.

Durante o evento, foi reconhecido e premiado o usuário do Cartão bio que realizou o maior número de transações, contribuindo assim para a proteção da biodiversidade. A premiada desfrutará de uma viagem e safari ao Sábie Game Park, uma das áreas beneficiárias do projecto Cartão bio.

Saiba mais sobre as iniciativas de conservação do Cartão bio aqui. Junte-se a nós na construção de um futuro sustentável, onde inovação e conservação se unem para preservar a biodiversidade única de Moçambique.