Publicado em 31/01/2024


Reserva de Vida Selvagem de Lugenda Celebra Sucesso em Projectos de Conservação e Desenvolvimento Comunitário

A Reserva de Vida Selvagem de Lugenda (Luwire), localizado no Bloco L7 da Reserva Especial do Niassa, destaca-se como um exemplo notável de iniciativas bem-sucedidas em conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário em Moçambique. Com uma extensão de aproximadamente 4.450 quilômetros quadrados, Luwire abriga cerca de 5.000 habitantes.

Este projecto, financiado pelos Serviços Florestais dos Estados Unidos (USFS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) através da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND)  concentrou-se na proteção dos recursos naturais e, especialmente, na melhoria das condições de vida das comunidades locais.

Diversas iniciativas de melhoria foram implementadas em Luwire, com destaque para o aperfeiçoamento das   habilidades de gestão de acampamentos e para a construção de um centro de treinamento de costura devidamente equipado. Este centro proporciona treinos básicos de costura para a comunidade. Actualmente, estão em curso a construção de acampamentos turísticos administrados pela comunidade, o que contribui significativamente para o aumento dos meios de subsistência e da renda local por via da criação de oportunidades turísticas partilhadas.

A Luwire não apenas alcançou seus objectivos, mas também inspirou uma transformação positiva nas comunidades locais, capacitando jovens por meio de treinamentos em acampamentos comunitários, estimulando o orgulho por meio do projecto Totem da Aldeia e promovendo a eficiência com a implementação da tecnologia Smart Parks.

Estes sucessos solidificam a posição da Luwire como um exemplo notável de conservação ambiental e desenvolvimento comunitário em Moçambique.