Publicado em 22/07/2022


Congresso Pan-Africano (#APAC2022) no Rwanda, destaca a relevância das áreas protegidas em África

A BIOFUND participa esta semana no Congresso Internacional sobre Áreas Protegidas – APAC (www.apacongress.africa) que decorre em Kigali, Rwanda entre 18 e 23 de Julho. A cerimonia de abertura foi dirigida pelo Primeiro Ministro do Rwanda, Honorável Edouard Ngirente. Este é o primeiro Congresso Pan-Africano da história que congrega líderes de todo o mundo, da sociedade civil, do sector privado, da academia, doadores e comunidades locais de áreas protegidas em África.

O evento conta com mais de 2000 participantes de 52 países Africanos entre outros, que se juntaram no APAC para discutir desafios e definição de estratégias de acção para o futuro das áreas protegidas em África.

Este Congresso eleva a mensagem de esperança para fazermos mais por África. As discussões estão em torno do papel chave destas áreas na salvaguarda da vida selvagem icónica deste continente, na promoção do desenvolvimento sustentável e integrado, valorização do conhecimento local e da herança cultural africana e, ainda do fortalecimento da participação da mulher e dos jovens na agenda de conservação.

Este Congresso reitera a necessidade de mudança do actual modelo de negócios, para o estabelecimento de mecanismos de financiamento sustentável em toda África para assegurar o impacto da conservação da biodiversidade, dando enfoque para o papel dos Fundos Ambientais.

Na sua participação em 6 sessões paralelas, a equipa da BIOFUND divulgou o papel da Fundação na mobilização de financiamento sustentável para apoiar a conservação da biodiversidade em Moçambique, através dos seus vários programas, com destaque para novos mecanismos de financiamento inovador como a implementação dos contrabalanços de biodiversidade, o cartão BIO, parcerias com sector privado, entre outros.

Este Congresso tem apresentado uma excelente oportunidade de exposição do trabalho da Fundação, networking e estabelecimento de múltiplas parcerias e colaboração ao nível de África nas várias temáticas de grande relevo para a BIOFUND.

A Delegação de Moçambique conta com a participação de representantes do Ministério da Terra e Ambiente (MTA), com destaque para a ANAC e a sua Directora National – Celmira da Silva, representantes das área de conservação, o FNDS, e várias ONGs em Moçambique como o WWF Moçambique, WCS, PPF, IUCN Moçambique, REGECOM e a Rare, com quem tem havido partilha de informação e discussões sobre as várias temáticas abordadas, que requerem acções integradas e colaboração institucional.

Participam também neste Congresso, 8 representantes do CAFÉ – Consórcio de Fundos Ambientais Africanos (https://cafeconsortium.org/), na qual a BIOFUND é membro, e também estão a participar neste evento em várias sessões, e a interagir entre si. Destacar também neste Congresso, o lançamento formal pelo ex primeiro ministro da Etiopia Hailemariam Desalegn, de um novo Fundo Ambiental Pan-Africano denominado APACT (a Pan-African Conservation Trust – for nature, for people), com o principal objectivo de angariar e canalizar importantes recursos financeiros para apoiar a conservação da biodiversidade em muitas das áreas protegidas africanas.