Publicado em 12/07/2022


BIOFUND e Parceiros Instalam a Primeira Sala de Biodiversidade em Sussundenga

Trata-se da primeira sala amiga do ambiente liderada pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), inaugurada na Escola Secundária de Sussundenga, na província de Manica, no dia 11 de Julho de 2022, pelo Director dos Serviços Distritais de Educação, numa cerimônia que contou com a participação de mais de 100 pessoas, destacando as entidades locais, a comunidade escolar e parceiros de conservação.

Esta Sala de Biodiversidade foi instalada pela BIOFUND, através do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani, a Portucel Moçambique e a Fundação Vodacom, com o objectivo de conscientizar as crianças e jovens de Sussundenga sobre a importância de cuidar do meio ambiente e a biodiversidade.

A Sala é composta por painéis e fotografias sobre a biodiversidade predominante na província de Manica, com destaque para plantas endémicas, fauna, paisagens e pontos históricos e turísticos do Parque Nacional de Chimanimani e, um laboratório de informática composto por 20 computadores e internet para um período de um ano. Para além da Sala de Biodiversidade, foi montado nesta escola, um ponto de reciclagem do lixo e foi criada uma horta escolar que vai envolver e beneficiar os alunos da escola.

Esta iniciativa, faz parte da fase piloto do projecto de criação de Salas de Conservação e desenvolvimento de Ateliers de Educação que a BIOFUND e seus parceiros vão implementar em escolas, em torno de temáticas de Biodiversidade, Recursos Minerais, Água, Gestão de Resíduos Sólidos e Alimentação-Nutrição. Esta iniciativa resulta também do sonho de trazer para as salas de aula extractos dos conteúdos locais de biodiversidade que foram originalmente desenvolvidos com apoio de parceiros para as Exposições de Biodiversidade anuais implementadas pela BIOFUND em Maputo (2015), Gaza (2016), Quelimane (2017) e Inhambane (2018), com destaque para a Exposição de Manica em 2019. Estes materiais foram complementados para esta sala de biodiversidade, pela equipa do PLCM, incluindo vários dos seus estagiários.

Em representação do Administrador de Sussundenga, o Director Distrital de Educação, Chico Domingos Manuel Ferrão deixou ficar no seu discurso de inauguração que a instalação da Sala de Biodiversidade naquela Escola, representa um marco importante para o Distrito e para a Província de Manica. “Pela primeira vez, inauguramos uma sala de biodiversidade. Este é um grande ganho para o nosso distrito. Com estas salas, as crianças dispõem de informação para cuidar do planeta, para que o planeta também cuide de nós, vamos capitalizar este ganho, para permitir que outras crianças tenham acesso à informação”, salientou.

Igualmente, o Director da Escola Secundária de Sussundenga, Manuel Campira, agradeceu pela escolha da instituição que dirige e comprometeu-se em preservar o repositório de diversas didácticas de educação ambiental que vão contribuir para o processo de ensino aprendizagem e na mudança de comportamento da sociedade sobre o meio ambiente.

Para a BIOFUND, a inauguração da Sala de Biodiversidade de Sussundenga, coincide com a passagem do décimo aniversário da fundação, celebrado numa campanha sob o lema “vamos fazer mais” pela biodiversidade. Esta nova sala de biodiversidade é o primeiro resultado desta celebração. “Estamos convictos de que com os esforços e criatividade de todos os nossos parceiros levaremos este projecto em diante e surgirão muitas mais salas de conservação como esta, e faremos mais pela biodiversidade, de várias formas”, declarou Alexandra Jorge, Directora de Programas da BIOFUND.

Para além do Parque Nacional de Chimanimani e a Portucel Moçambique que foram responsáveis pela reabilitação das salas, e que vão continuar a apoiar a escola com a implementação das actividades de educação ambiental e a Fundação Vodacom que montou o laboratório de informática, a criação da Sala de Biodiversidade de Sussundenga, contou com a colaboração dos jovens da Associação Gonazololo que produziram vários produtos com material reciclado, a Escola Portuguesa de Moçambique que deu o seu contributo em livros sobre a biodiversidade para a biblioteca da escola e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), que contribuiu com manuais de educação ambiental.