Publicado em 12/08/2020


Dia Mundial do Elefante: Um dia de reflecção sobre o maior mamífero terrestre, porém um animal muito vulnerável

Criado a 12 de Agosto de 2012, com objectivo de proteger todas as espécies de elefantes e obter apoio para a conservação dos maiores mamíferos terrestres do planeta, o Dia Mundial do Elefante foi concebido pela realizadora canadiana Patrícia Sims e pela Elephant Reintroduction Foundation, da Tailândia, onde o animal é símbolo nacional.

O maior mamífero terrestre no planeta, podendo pesar até sete toneladas, o elefante é muito procurado por caçadores furtivos por causa do seu marfim.

Segundo dados divulgados pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), desde 2009, Moçambiquejá perdeu pelo menos 10 000 elefantes e só na Reserva do Niassa, a maior área protegida do país, o número total de perdas passou de 12000 para 4400 de 2011 a 2014. É de salientar no entanto, que acções recentes governamentais e privadas nos últimos anos têm contribuído para reduzir drasticamente esta perda de elefantes.

De acordo com dados preliminares do Censo Nacional de Elefantes (2018), o país conta com uma população de 10800 indivíduos.

A BIOFUND enfatiza que os elefantes são de extrema importância para os ecossistemas e desde 2016 a instituição tem apoiadováriasÁreas de Conservação que albergam este mamífero nomeadamente, a Reserva Especial de Maputo, a Reserva Nacional de Chimanimani e os Parques Nacionais das Quirimbas, Gilé, Banhine, Mágòe, Limpopo e  Zinave.

Você pode contribuir para aumentar o conhecimento sobre a sua importância e procurar soluções sustentáveis para a gestão e conservação do elefante.

Para saber algumas curiosidades sobre o elefante visite as páginas do facebook da BIOFUND e ANAC.

Juntos pela conservação da biodiversidade em Moçambique!