Publicado em 24/08/2020


Mais uma doação para o Fundo de Apoio aos Fiscais

O Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira, que visa reconhecer e premiar a bravura e dedicação dos fiscais  das áreas de conservação em Moçambique,acaba de receber uma nova contribuição para o seu capital, no valor de dois milhões de meticais feita pela AVM Consultores, representado por Adamo Valy.

Como foi anunciado, o Fundo foi criado com base na doação na totalidade da parte monetária do Prémio Prince William Award for Conservation in Africa – 50.000 libras esterlinas, com que o Dr Carlos Lopes Pereira, Director dos Serviços de Protecção e Fiscalização na Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) foi agraciado em 2019, pela TuskInternational.

A BIOFUND decidiu valorizar o gesto altruístico do Dr. Carlos Lopes Pereira contribuindo por sua vez com outras 50.000 libras – o que permitiu que o Fundo contasse com um capital inicial equivalente e oito milhões e seicentos mil meticais.

A AVM é assim a primeira instituição nacional que adere a esta iniciativa, respondendo ao apelo publicamente lançado pelos seus promotores quando do lançamento do Fundo, a 31 de Julho ultimo, na comemoração do Dia Internacional do Fiscal da Flora e Fauna Bravia.

A partir de 2021 o Prémio Dr. Carlos Lopes Pereira vai atribuir prémios aos fiscais que mais se destacarem ao longo do ano. Vai também conceder apoio aos familiares próximos dos fiscais que no desempenho da sua função percam a vida ou fiquem permanentemente incapacitados.