Publicado em 08/06/2022


Dia Mundial dos Oceanos - Alerta para a Revitalização e Acção Colectiva para os Oceanos

Decretado pela Organização das Nações Unidas, o Dia dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de Junho, visando sensibilizar o mundo sobre os benefícios dos oceanos na vida quotidiana enquanto “pulmões do planeta”, com foco na inovação e sustentabilidade.

Em 2022, a data é celebrada sob o lema “Revitalização e Acção Colectiva para os Oceanos” com objectivo de elevar a conscientização pessoal e colectiva sobre a importância dos Oceanos, as ameaças que os mesmos enfrentam e o papel crucial que todos desempenham para a sua utilização sustentável.

Em Moçambique, a celebração será marcada pela realização de palestras, painéis de debate e exposições de sensibilização que destacam a importância da biodiversidade marinha, o valor económico dos oceanos para melhorar a renda das comunidades e o contributo destas na criação de resiliência costeira, particularmente no quadro do desenvolvimento da Economia Azul.

Nestas celebrações, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade BIOFUND participa uma palestra sobre a conservação marinha em Moçambique, no Seminário denominado “Juntos na Rota do Crescimento Azul” organizado pelo Ministério do Mar, águas Interiores e Pescas (MIMAIP) a ter lugar no Museu do Mar, na Cidade de Maputo.

Acompanhe as páginas da BIOFUND e fique a par das iniciativas levadas a cabo para a conservação dos oceanos e o uso sustentável dos recursos naturais a nível do país.