Published at 05/06/2023


Encerramento do Mês da Biodiversidade: BIOFUND e Parceiros Celebram com Exibição de Série Inédita

Num evento realizado na sede do BCI, em Maputo, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) em colaboração com o Banco Comercial de Investimentos (BCI) e outros parceiros, comemorou o encerramento do mês da Biodiversidade.

A celebração teve como foco a exibição completa (pela primeira vez) dos 6 episódios da série “A Natureza dos Homens e dos Animais”. Esta produção, realizada pela Ébano Multimédia em colaboração com a USAID/SPEED, BIOFUND e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), pretende consciencializar o público acerca da importância da biodiversidade e a dinâmica das interações entre o homem e a natureza (a fauna e a flora), através de um enredo muito realista, ilustrando desafios da vida real numa área de conservação, com perspicácia e humor, através de imagens e sons de grande beleza.

Licinio de Azevedo, realizador do seriado, partilhou algumas das experiencias dos vários meses de produção, cujas filmagens decorreram no Parque Nacional de Maputo (o parque fictício no seriado), onde a equipa conviveu com a comunidade local, e trabalhou com actores reais, tanto os fiscais, os furtivos como os membros das comunidades. Esta interação única, resultou num melhor entendimento mutuo dos desafios de cada uma das partes, permitindo melhor engajamento na sensibilização para a proteção da biodiversidade.

Luís Aguiar, administrador do BCI, referiu a longa parceria entre a BIOFUND e o BCI, desde 2017, no projecto cartão bio, um cartão de debito DAQUI que canaliza uma percentagem da anuidade e dos gastos do cartão, para um fundo de apoio a ações de biodiversidade, gerido pela BIOFUND. Este evento no auditório da sede do BCI, é parte dessa parceria, que mobiliza já mais de 40 000 usuários do cartão, em todo o pais.

Luís Honwana, Director Executivo da BIOFUND, louvou todos os envolvidos na produção da série, realçando que são iniciativas como esta que são de grande valia para a biodiversidade. O seriado, repleto de informações relevantes, visa sensibilizar o público sobre a importância da biodiversidade para o bem-estar humano e as consequências da gestão insustentável dos recursos naturais e da perda da biodiversidade.

Celmira da Silva, Directora da ANAC, durante o seu discurso, afirmou que a produção de séries do género deveria tornar-se um exercício contínuo. “Temos de exaltar o que tem sido feito em termos de ficção e acreditamos que não pararemos por aqui. Varias vozes pedem que continuemos com a produção de conteúdos do género”, afirmou.

Para além da apresentação do seriado, a BIOFUND também expos painéis com informação relevante sobre espécies e habitats marinhos e terrestres do país, parte integrante das suas ações regulares de consciencialização e educação ambiental.

Este tipo de evento é uma plataforma importante para a promoção da consciência ambiental, para a disseminação do conhecimento sobre a importância da biodiversidade.

Para ver todo o seriado clique aqui