Publicado em 05/07/2021


Estagiários do PLCM recebem treinamento em matéria de Gestão de Conflito Homem - Fauna Bravia e desenvolvimento comunitário

Os estagiários do Programa de Liderança para Conservação de Moçambique (PLCM), participaram no mês de Junho, numa formação sobre Gestão de Conflito Homem-Fauna Bravia e desenvolvimento comunitário, organizada pela World Wide Fund for Nature (WWF) através do projecto Kheta.

A formação teve lugar na Reserva Especial de Maputo (REM) e contou com a participação de estencionistas, representantes da WWF, Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, Serviços Provínciais de Florestas e Fauna Bravia e, membros das comunidade próximas às Áreas de Conservação.

A formação foi ministrada por Mike Lagrande, representante do programa Kheta e na ocasião as Áreas de Conservação demostraram as técnicas que usam para gerir os conflitos existentes, com destaque para a REM que tem usado cordas com criozoto ou óleo queimado, balas de piri-piri e refletores para afugentar animais de grande porte. Os refletores emitem luz e podem ser usados para afugentar os elefantes, búfalos e hipopótamos. O mesmo acontece com cordas, misturadas com piri-piri ou óleo queimado, pois emitem um cheiro forte que faz com que os animais evitem essas zonas habitadas.

Lagrande deixou ainda uma recomendação para o caso do hipopótamos, que deve-se identificar o caminho por onde eles passam quando vão ao pasto e manter abertos para que estes regressem pelo mesmo caminho, sendo que as comunidades devem colocar cercas a volta das machambas para que os hipopótamos não atravessem.

António Simão e Odiela Massingue, estagiários do PLCM alocados na REM, este treinamento foi de extrema importância pois, eles possuíam apenas informação teórica sobre a gestão de conflito homem-fauna e na prática é necessário encontrar soluções locais.