Publicado em 16/07/2021


Zambeze Delta Safaris cria mecanismos de proteção da Biodiversidade

A Zambeze Delta Safaris – ZDS, na Coutada Oficial 11, no âmbito do seu plano de maneio, estabeleceu através de um processo de concertação com as comunidades, o zoneamento da Coutada 11, com vista a separar as áreas de assentamento populacional, zona Norte da C11, das áreas de caça desportiva e concentração com cerca de 30.000 animais de 30 espécies e 250 variedades de pássaros.

Pretende-se assim, com esta acção, fazer o controlo de danos no habitat de modo que as comunidades realizem a suas actividades quotidianas tais como, agricultura, pesca, produção de mel, acesso à carne fresca, lazer, saúde e educação, enquanto a empresa ZDS assegura um elevado padrão de conservação das florestas, savanas, rios, lagoas, pântanos e espécies animais, mantendo a paisagem da Coutada 11 num nível de beleza natural, biodiversidade e conservação de alta qualidade internacional.

Com estes objectivos, a ZDS realiza em coordenação com a comunidade e apoio de seus parceiros, clientes e doadores a  lavoura gratuita com tractor de 68h de terra em banda contínua para produção de arroz e milho, distribuição gratuita de adubo, fornecimento gratuito de serviços de moagem de cereais, facilitação no acesso a pesca pelos residentes, programa de fomento de produção de mel, com entrega gratuita de 350 colmeias, treinamento e assistência técnica para rendimento pessoal da comunidade.

Como impacto desta acção, as comunidades da zona tampão registaram como colheita do mês de Maio/Junho 2021, a produtividade média do arroz em 5 Toneladas, existindo um bloco de produção que atingiu 6,3 toneladas em regime de sequeiro.

Com este apoio comunitário, a ZDS pretende criar incentivos e alternativas na comunidade que desencorajem a prática da agricultura itinerante “slash and burn” que é uma técnica agrícola que envolve o corte e queima de árvores e plantas em florestas para criar campos de produção agricola. Estes campos por sua vez, muitas vezes tornam-se empobrecidos e abandonados depois de poucos anos de uso, causando a perda de habitat naturais de muitas espécies de flora e fauna, que são a base para a biodiversidade. Esta biodiversidade é crucial para a manutenção da sustentabilidade ecológica dos solos e fontes de agua e nutrientes, constitui importante património da natureza, emprestando ainda grande beleza, à paisagem natural da Coutada 11.

A ZDS é uma Área de Conservação (AC) de uso sustentável mais antiga de Moçambique, localizada na província de Sofala, distrito de Marromeu, destinada as actividades cinegéticas e a protecção de diversas espécies e ecossistemas. Esta é uma das 13 ACs de gestão privada beneficiárias do BIO-Fundo de Emergência. A coutada conta com o apoio da BIOFUND no pagamento dos custos salariais de 20 fiscais, como forma de reduzir o impacto da perda de receitas do turismo durante a pandemia da COVID-19 e manter uma força fiscal activa no campo.