Publicado em 08/08/2019


Exposição de Biodiversidade: Fórum sobre Exploração Mineira e Poluição

Exploração Mineira e Poluição das Águas , foi o tema do fórum realizado esta quinta-feira, dia 08 de Agosto, na Universidade Católica, delegação de Manica, no contexto da V edição da Exposição de Biodiversidade de Moçambique, com o título A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável (consulte aqui o programa detalhado desta actividade).

O evento contou com a presença de Sua Excelência Vice–Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Nuvunga, que destacou a relevância do evento para formação dos jovens. Por seu turno, apelou a participação massiva no evento, ao longo dos 10 dias, dos cerca de 2000 estudantes que integram a XIV edição dos jogos escolares a decorrer, simultaneamente, em Chimoio.

As apresentações foram precedidas de um filme que abordou a problemática da mineração do ouro em Moçambique, que tal como as diferentes apresentações do fórum, destacou questões como a degradação de solos e da paisagem, a poluição e assoreamento dos rios e riachos, o trabalho infantil, entre outros aspectos nefastos.

Isidro Manuel (PhD), geólogo e professor associado (UEM), membro do painel, destacou os impactos negativos da mineração informal e a necessidade de se formalizar a actividade de mineração artesanal, por forma a fortalecer as acções de coordenação, legalização, reforço do conceito de áreas designadas e o uso de boas práticas, por forma a minimizar o impacto dos danos que esta actividade pode causar ao meio ambiente.

O evento contou com a contribuição de outros especialistas moçambicanos, com destaque para o painel que, igualmente, incluiu: Tomás Muacanhia, UniZambeze; Dinis Juízo (PhD), Professor Associado – Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos (UEM) e Dr. Joaquim Langa, representante do ITC-F.

Entretanto, no dia 10 de Agosto,  tem início um ciclo de palestras (consulte o programa) que vão decorrer ao longo de toda a semana, entre os dias 10 e 17 de Agosto.

Simultaneamente, estão agendadas outras iniciativas de educação ambiental, com destaque para o evento previsto para ocorrer em Sussundenga (víde o programa detalhado do evento)