Publicado em 31/08/2021


Fiscal do ano 2021 - José António Amino: Um fiscal por excelência

José Amino é fiscal do bloco L7 da Reserva Especial do Niassa, Luwire – Lugenda Wildlife Reserve, teve o seu destaque na captura de caçadores furtivos e apreensão de diversas armadilhas usadas pelos furtivos.

Com 51 anos de idade, José dedica-se a fiscalização da biodiversidade há 15 anos, durante este período demostrou o seu compromisso, bravura e foco no combate a caça ilegal e protecção da vida selvagem. Tal como os outros fiscais heróis da biodiversidade, o José Amino sofreu ameaças de morte devido ao seu envolvimento na luta contra a caça furtiva e tráfico ilegal.

Apesar de tantos desafios, José continua firme para seguir com a luta pela justiça e colocar o ponto final nas actividades ilegais que prejudicam o meio ambiente. Este fiscal é considerado como uma referência pelo seu profissionalismo, dedicação e comprometimento.

O Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira, também conhecido como Fundo de Apoio aos Fiscais é um mecanismo permanente de reconhecimento da bravura e dedicação dos fiscais das Áreas de Conservação públicas e privadas, através de uma premiação anual, que nesta primeira edição, premiou 5 (cinco) fiscais das Áreas de Conservação Públicas e privadas.