• © Julian Bayliss

  • © Lars Witberg

  • © Domínio Público

  • © Xavier Desmier / MNHN / PNI

  • © Colleen Begg

A BIOFUND – Fundação para a Conservação da Biodiversidade é uma instituição financeira privada que tem por objectivo financiar a conservação da biodiversidade em Moçambique.

Com a criação da BIOFUND, introduz-se em Moçambique o conceito de fundo ambiental (Conservation Trust Fund): uma rede global de instituições que se regem segundo parâmetros e princípios definidos pela CFA (Conservation Finance Alliance).

“Compete-nos resistir ao discurso que considera que a Natureza se deve subjugar cegamente às necessidades do progresso económico. Moçambique não será Moçambique se perder o seu património natural.”

Missão

Financiamento sustentável da conservação da biodiversidade, com especial foco no sistema nacional de áreas de conservação,
como contributo para o desenvolvimento equilibrado do país.

Visão

Ser mecanismo preferencial para financiamento da conservação da biodiversidade em Moçambique.

Valores

Transparência
Eficiência e Profissionalismo
Inclusividade

Moçambique é um país rico em recursos naturais, possuindo 14 importantes regiões ecológicas, algumas das quais consideradas de importância global. A Rede Nacional das Áreas de Conservação, dirigida pela ANAC, engloba aproximadamente 26% do território nacional, e compreende 19 parques e reservas nacionais, 20 coutadas oficiais, e uma variedade de outras categorias de AC.