Publicado em 14/02/2023


Mais 61 jovens prontos para contribuir para o futuro da conservação da biodiversidade em Moçambique

O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) lançou nesta Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2023, a sua 4ª edição de estágios pré-profissionais em todo o país! Este ano, são 61 estagiários, formados em diversas áreas multidisciplinares, que vão ser alocados em 22 centros de estágios, incluindo 18 Áreas de Conservação públicas e privadas, bem como 4 instituições de conservação a nível central.

O PLCM é um programa implementado pela Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e o Instituto Nacional de Emprego (INEP), que tem como objetivo desenvolver as competências e conhecimentos de profissionais da conservação em Moçambique.

A cerimónia de abertura desta nova edição contou com a participação de representantes da ANAC e do INEP, assim como do Banco Mundial e do Governo da Suécia, financiadores do programa. Durante o evento, os novos estagiários beneficiaram de uma formação virtual sobre a plataforma iNaturalist para registro da ocorrência de espécies de flora e fauna, realizada pelo SAMBI – Instituto de Biodiversidade da África do Sul.

A integração dos estagiários do PLCM é uma resposta aos desafios que o sector de conservação enfrenta em Moçambique, como a fraca capacidade humana para operar nos diferentes projectos que foram desenhados para fazer avançar o sector“. Disse Luís Bernardo Honwana, Director Executivo da BIOFUND, intervindo na cerimónia de abertura.

Os estagiários estão ansiosos para começar os seus estágios e adquirir habilidades valiosas que possam influenciar e atrair outros jovens para a conservação, além de contribuir para o desenvolvimento do sector. “Esta será a minha primeira experiência na área de conservação, espero adquirir novas habilidades para ajudar a conservar o meio ambiente e motivar outras pessoas a abraçarem a causa da conservação da biodiversidade“. Referiu Jeremias Matavele, formado em Finanças, afecto na Reserva Nacional de Marromeu.

Desde o início do seu programa de estágios em 2020, o PLCM já beneficiou 168 jovens, e 107 já colheram diversas experiências em liderança na conservação da biodiversidade em Moçambique nas 3 edições anteriores.

O PLCM é uma oportunidade única para jovens que desejam contribuir para a conservação da biodiversidade em Moçambique e ajudar a construir um futuro mais sustentável e próspero para o país. Não perca a oportunidade de liderar a conservação da biodiversidade em Moçambique e inspirar outros jovens a fazerem o mesmo – fica atento(a) à próxima edição do PLCM. Saiba mais aqui!