Publicado em 10/02/2023


Assembleia da BIOFUND aprova estratégia para proteger a biodiversidade em Moçambique

É com grande entusiasmo que anunciamos a realização da XI Assembleia de Membros da Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, que aconteceu na Cidade de Maputo no dia 09 de Fevereiro de 2023. Esta sessão contou com a participação de cerca de 28 pessoas, incluindo representantes de instituições governamentais, não governamentais e académicas ligadas ao setor da conservação.

Na assembleia, foi aprovada a Acta da X Sessão da Assembleia Geral, foram apresentadas as atividades realizadas desde a última sessão e foi aprovado o Plano Estratégico (PE) para 2023-2027. Este PE destaca as seguintes prioridades: financiamento à conservação da biodiversidade, mobilização de fundos, advocacia e educação e tornar a BIOFUND uma fundação eficiente e sustentável.

O PE é ambicioso e vislumbra o desembolso anual de pelo menos 15 milhões de USD para a conservação da biodiversidade até 2027. Além disso, a BIOFUND planeia contribuir para o aumento do conhecimento sobre o estado da biodiversidade em Moçambique, para o aumento da criação de áreas protegidas em pelo menos 3% do território nacional, e para a promoção de iniciativas inovadoras de gestão de áreas de conservação.

A BIOFUND também tem como objetivo mobilizar fundos através de projetos de conservação da biodiversidade, alcançar um endowment fund de 100 milhões de USD e estabelecer fontes inovadoras de financiamento. Além disso, a fundação planeia apoiar a melhorar o quadro legal nacional sobre a conservação da biodiversidade, contribuir para o aumento da capacidade do pessoal que trabalha em conservação e sensibilizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade.

Estamos animados com as perspectivas deste plano e esperamos trabalhar juntos para proteger e preservar a biodiversidade de Moçambique. Juntos, podemos construir um futuro mais verde e sustentável para todos!