Publicado em 30/06/2020


Mais de 1500 pessoas sensibilizadas pelo impacto da poluição marinha através do concurso “filmar para sensibilizar”

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, promoveu o concurso “Filmar para Sensibilizar”, liderado pelo primeiro grupo de estagiários do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique – PLCM, alusivo ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de Junho, sob o lema “Inovação para Sustentabilidade dos Oceanos: Mar limpo, Ecossistema Protegido”.

Crianças com idades compreendidas entre 13 a 17 anos foram desafiadas a fazer um filme curto sobre a importância dos Oceanos, a partir das suas casas.

O concurso contou com um total de 26 participantes que foram submetidos a duas avaliações, nomeadamente uma avaliação preliminar feita por um júri interno e uma avaliação pública realizada através de números de gostos na página FACEBOOK do PLCM. Dos 26 participantes, apenas os 6 melhores passaram para a avaliação pública. O público por sua vez, teve o poder da decisão final, tendo havido a participação de mais de 1500 pessoas, que apuraram os 3 grandes vencedores do concurso.

Em Primeiro lugar, ficou a Fiona Romeu Chaúque de 13 anos de idade, aluna da 9ª Classe residente na Província de Gaza, concretamente no Distrito de Chokwé. Feliz por ter sido a primeira classificada, Fiona Chaúque comentou: “É gratificante participar em concursos como estes, que visam transformar as nossas mentes em relação aos nossos cuidados com os oceanos”.

O Segundo lugar foi para a Délia Chaúque de 14 anos de idade, aluna da 10ª Classe, residente na Província de Gaza, Distrito de Chokwé. Delia Chaúque, também não escondeu a sua satisfação, ao dizer que sente-se bastante feliz e honrada por ser uma das vencedoras do concurso importante para a conservação dos oceanos.

E o Terceiro lugar foi para o Shelton Feliciano de 16 anos de idade, aluno da 10ª Classe, residente na Cidade de Maputo. Para Shelton Feliciano, a participação no concurso foi uma oportunidade de mostrar a importância da conservação da biodiversidade para a natureza e para a sociedade que nela habita.

Através desta iniciativa, os participantes mostraram o que sabem sobre a importância dos oceanos e sensibilizaram o público a optar uma postura responsável, evitando algumas práticas indevidas que prejudicam os oceanos.

O concurso foi criado com objectivo de envolver os jovens como agentes de sensibilização na conscientização sobre a importância dos oceanos no nosso dia-a-dia e a necessidade da sua conservação.

Parabéns a todos por um belo trabalho!

Assista ao vídeo dos vencedores do concurso aqui!