Publicado em 26/07/2021


Mangais: Ecossistemas indispensáveis para os seres vivos e para a natureza

Celebra-se hoje, 26 de Julho, o Dia Mundial para a Conservação do Ecossistema de Mangal, sob o lema: “Mangal restaurado, Moçambique resiliente”. Os mangais são florestas únicas, altamente produtivas e complexas, que se desenvolvem em zonas de transição entre o ambiente terrestre e marinho nas zonas tropicais e subtropicais.

Os mangais são de extrema importância para os seres vivos e para a natureza, pois providenciam uma série de serviços ecossistémicos, como berçário para reprodução de várias espécies marinhas, protecção costeira contra ventos fortes e ciclones, estabilização de solos contra a erosão, biofiltração de poluentes, valor cultural e sequestro de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

As florestas de mangal de Moçambique são a 13ª maior cobertura global e 3ª maior de África com cerca de 300 000 ha e 9 espécies distintas. Contudo, apesar da sua importância, as florestas de mangal em Moçambique encontram-se sob grande pressão por causas naturais e antropogénicas, principalmente devido o impacto de eventos climáticos extremos, exploração de recursos madeireiros e o crescimento urbano nas zonas costeiras.

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP) e os seus vários parceiros, incluindo a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a World Wide Fund for Nature (WWF), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), o ProAzul, entre outros, juntam-se hoje para o Lançamento do Programa Nacional de Restauração do ecossistema do mangal com objectivo de divulgar a Estratégia de Gestão dos Mangais (2020 – 2024), orientar medidas de gestão e restauração a nível nacional e aumentar a consciência da sociedade Moçambicana sobre a importância dos mangais.

A BIOFUND através dos seus programas participou activamente no desenvolvimento da Estratégia Nacional dos Mangais, promove a criação de conhecimento sobre os mangais através do desenvolvimento de métricas para avaliar a condição dos mangais, sensibilização da sociedade civil sobre a sua importância ecológica e socioeconómica e apoia a sua proteção em todas áreas de conservação marinhas no país.

Assista ao vídeo sobre Lançamento do Programa Nacional de Restauração do ecossistema do mangal clicando aqui.