Publicado em 17/11/2023


Moçambique acolhe o seminário de avaliação intercalar do programa COMBO+ (Conservação, Mitigação e Contrabalanços da Biodiversidade)

Entre os dias 7 a 11 de Novembro realizou-se na Macaneta, Moçambique, o seminário de avaliação intercalar do programa COMBO+ (“Conservação, Mitigação e Contrabalanços da Biodiversidade”), que terminou com uma visita de campo ao Parque Nacional de Maputo. O evento foi acolhido pelo Ministério da Terra e Ambiente de Moçambique, contando com mais quase 60 participantes, representando as equipas técnicas e os governos anfitriões do programa (nomeadamente , Guiné Conacri, Uganda, Moçambique, Madagáscar, Mianmar e Laos), uma delegação da Wildlife Conservation Society (WCS) da China, os doadores Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Fundo Francês para o Ambiente Global (FFEM), três fundos fiduciários de conservação, Fundação para a Conservação da Biodiversidade(BIOFUND), Fundação para as Áreas Protegidas e Biodiversidade de Madagáscar (FAPBM) e Tany Meva, assim como outros parceiros relevantes na implementação do programa.

O COMBO+ é uma iniciativa que decorre desde 2016 e que apoia os Governos dos países supracitados na compatibilização do desenvolvimento económico com a conservação da biodiversidade, através da adequada implementação da hierarquia de mitigação, com vista ao alcance de nenhuma perda líquida ou um ganho líquido de biodiversidade, contribuindo simultaneamente para o cumprimento das respectivas metas nacionais.

Passados dois anos desde o início da segunda fase do COMBO+, procedeu-se ao seminário de avaliação intercalar, com o objectivo de fazer o balanço do progresso alcançado até à data, partilhar experiências e conhecimento sobre a sua implementação, incluindo as lições aprendidas por cada um dos países membros, identificar problemas, discutir soluções e planear as actividades que são necessárias até ao término do programa.

De uma forma geral o evento foi um grande sucesso e evidenciou que apesar dos desafios que se verificam nos países implementadores (ex. instabilidade política em alguns países) foram dados passos fundamentais ao nível da melhoria quadro político e legal, desenvolvendo ferramentas e capacidade técnica necessárias para apoiar a implementação adequada da hierarquia de mitigação nesses países e estabelecendo casos de estudo através dos quais se podem tirar importantes lições.

O Programa COMBO+ é financiado pela AFD e FFEM com co-financiamento de outros doadores, sendo liderado pela WCS em parceria com a Biotope, Guineé Ecologie, BIOFUND e Universidade de Queensland. Em Moçambique a sua implementação é realizada pela WCS, BIOFUND e Direcção Nacional do Ambiente (DINAB).