Publicado em 20/11/2023


Acordo entre BIOFUND e ANAC Impulsiona Restauração Ecológica no Parque Nacional de Chimanimani

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) assinaram um acordo para promover a restauração ecológica no Parque Nacional de Chimanimani (PNC). Este acordo, parte do Projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC), que visa a recuperação de áreas degradadas e a melhoria da biodiversidade no PNC e sua zona tampão.

Este marco no projecto CBDC, lançado em 2021 com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM), representa um esforço significativo na protecção da biodiversidade em Moçambique. O projecto piloto, liderado pela BIOFUND através do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade (PCB), foca na restauração de habitats naturais afectados por eventos climáticos extremos, expansão agrícola, queimadas descontroladas, espécies invasoras e mineração artesanal.

O PNC, sob a liderança deste projecto, fortalecerá a sua capacidade de contribuir para a Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade, conforme estabelecido na Directiva dos Contrabalanços de Biodiversidade (Diploma Ministerial no 55/2022 de 19 de Maio). Este compromisso conjunto da BIOFUND e da ANAC destaca o seu empenho na promoção da biodiversidade e sustentabilidade ambiental, marcando um capítulo importante na preservação do patrimônio natural do Parque Nacional de Chimanimani.