Publicado em 21/03/2021


Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

Celebra-se hoje, 21 de Março, o Dia Internacional das Florestas e Moçambique tem como lema “Conserve as florestas, plantando mais árvores”, como forma de incentivar o plantio de árvores a nível nacional.

As florestas são o ‘’berço’’ da biodiversidade e são responsáveis por fornecer subsídios necessários para sobrevivência de diversas espécies de plantas e animais e são um recurso natural renovável e gerador de múltiplos bens e serviços da maior importância para o ambiente, economia e melhoria da qualidade de vida das populações de meio rural. As árvores também conhecidas como “pulmão do mundo”, ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela produção de oxigénio através da fotossíntese por isso a sua preservação é de extrema importância

Moçambique é um dos poucos países da África Austral ainda com alguma cobertura florestal, com certa de 34 milhões de hectares representando cerca de 43%  do país, composta principalmente por  florestas de Mopane Miombo e Mecrusse. O Miombo é o ecossistema florestal que mais se destaca, abrangendo cerca de 67% (2/3) da cobertura florestal do país. No entanto, o desmatamento e a degradação florestal causados pela agricultura, expansão urbana e de infra-estruturas, assentamentos populacionais, exploração de madeira, produção de carvão, explorações mineiras entre outras, tem vindo a reduzir significativamente a cobertura florestal a uma taxa de 267 000 ha anualmente correspondente a 0.79%, reduzindo desta forma a disponibilidade de bens e serviços ecossistêmicos florestais para as comunidades rurais, além de ameaçar a biodiversidade e aumentar a emissão de gases de efeito estufa.

A Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) está comprometida em financiar actividades que visam conservar a biodiversidade, e é neste âmbito que em Dezembro de 2020 lançou uma campanha de plantio de árvores nativas tendo abrangido cerca de 100 pessoas, dentre elas parceiros e colaboradores.

Faça diferença plantando uma árvore sempre que possível e não se esqueça que combater ao desmatamento é fundamental para evitar as alterações climáticas.